terça-feira, 16 de julho de 2019

[Opinião] O Amante Japonês e Lá, Onde o Vento Chora



O Amante Japonês

Título: O Amante Japonês
Autor: Isabel Allende
Editora: Porto Editora
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar livro aqui

Gosto muito dos livros de Isabel Allende e quando tenho oportunidade, vou adquirindo os seus livros e este foi uma das minhas (muitas) aquisições da FLL deste ano, e aproveitei para o ler o quanto antes.
Neste romance começamos por conhecer Irina, uma jovem moldava que começa a trabalhar num lar de idosos e onde conhece Alma, e é a história de Alma o ponto principal do livro, nomeadamente a sua história de amor com Ichimei mas, muito sinceramente, não me conquistou. Achei Alma demasiado mimada e mais preocupada com a sua posição social do que efectivamente com o seu grande amor. E também … não me convenceu e também ele decidiu seguir as convenções. Sei que os tempos eram outros e que efectivamente era difícil mas senti que seguiram pelo caminho mais fácil.
De quem mais gostei foi mesmo Irina e achei que a autora desvenda o seu passado demasiado tarde na narrativa, em detrimento da história de Alma. Para mim, o livro teria outro fôlego se se tivesse centrado mais em Irina e na sua história, mas assim não teríamos um livro com o título O Amante Japonês.
Um ponto positivo foi ter ficado a saber que, durante a 2ª Guerra Mundial, existiram campos nos EUA para os japoneses que viviam no país. Era um facto que desconhecia e que soube a pouco, e Isabel Allende poderia ter explorado mais a vida de Ichimei durante a 2ª Guerra Mundial.
Foi uma leitura agradável mas ficou ligeiramente aquém ao que eu estava à espera.





Lá, onde o vento chora

Título: Lá, onde o vento chora
Autor: Delia Owens
Editora: Porto Editora
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar livro aqui

Kya é uma menina de seis quando vê a sua mãe abandonar a casa, o marido e os filhos e, aos poucos, também os seus irmãos e, por último o pai, acabam por a deixar sozinha. E Kya tem que aprender a sobreviver sozinha, no pantanal e acaba por se fechar ainda mais no seu mundo.
A narrativa vai intercalando entre o passado de Kya e 1969, onde um dos habitantes da cidade aparece morto e a "miúda do pantanal" acaba por ser acusada do crime.
Uma história dura, com um tom muito triste, de solidão, e sobre o modo como a sociedade vê os outros que são "diferentes", mas também de superação e conquista.
E o final apanhou-me totalmente desprevenida!
Um livro que nos provoca tantas emoções e com uma história de vida que mexe connosco.
Só me resta acrescentar "Leiam o livro! É maravilhoso."

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Vejam a minha opinião mais detalhada em vídeo, AQUI.









Sem comentários:

Enviar um comentário