terça-feira, 10 de março de 2020

[Opinião] A Parteira Alemã de Mandy Robotham


A Parteira Alemã

Título: A Parteira Alemã
Autor: Mandy Robotham
Editora: Planeta
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Este é um livro de ficção sobre a 2ª Guerra Mundial e que pega no tema "E se Eva Braun estivesse grávida de Hitller", e protno, foi mais que suficiente para eu ficar muito curiosa.
Estamos em 1944 e Anke Hoff, é uma alemã mas que se encontra detida no campo de concentração de Ravensbrük e que faz o melhor que pode pelas mulheres grávidas e pelos seus bebés. No entanto, devido os seu trabalho como parteira, é "requisitada" para acompanhar, em segredo Eva Braun, que está grávida do filho de Hittler.
A narrativa está muito bem estruturada pois vamos acompanhando Anke no campo, com descrições bem realistas das condições duras, como depois junto de Eva, intercalando com alguns momentos/cenas do seu passado, que nos permitem conhecer melhor a personalidade, ideais e medos de Anke.
A autora dá-nos uma personagem, que apesar de ficcionada, consegue-se tornar real, e sentimos as suas dúvidas e tememos por ela.
Foi também muito interessante a perspectiva de um oficial nazi, pois faz-nos acreditar que, nem todos aqueles homens partilhavam dos mesmos ideais e que, também eles (e as suas famílias), se sentiam ameaçados.
Recomendo!

Livro lido para os projectos #Hol75 e #24horas1livro

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário