terça-feira, 28 de abril de 2020

[Opinião] O Comboio dos Órfãos de Christina Baker Kline


O Comboio dos Órfãos

Título: O Comboio dos Órfãos
Autor: Christina Baker Kline
Editora: ASA
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Esta é daquelas histórias com duas linhas temporais, onde acompanhamos personagens distintas mas que se vão interligar.
Em 1929, conhecemos Niamh/Dorothy/Vivian, uma menina que perdeu a sua família num incêndio e que acaba num comboio, "Comboio dos Órfãos", juntamente com mais crianças, que são levadas, ao longo dos EUA, na tentativa de arranjarem famílias de acolhimento.
Numa acção mais actual, conhecemos Molly, uma jovem problemática, que já passou por várias famílias de acolhimento e que acaba por conhecer Niamh/Dorothy/Vivian.
Apesar de termos estas duas linhas temporais, é a história de Niamh/Dorothy/Vivianque tem mais protagonismo e é também, para mim, a mais interessante. A ideia destes comboios e como, supostamente, pretendiam melhorar a vida daquelas crianças mas, onde muitas delas eram "atiradas" para condições duras, sujeitas a maus-tratos e sem o devido acompanhamento, e onde acabavam por ser, na maioria das vezes, mão-de-obra gratuita.
A autora conseguiu transmitir a sensação de medo e abandono das crianças, e a perspectiva de Niamh/Dorothy/Vivian, onde vamos percebendo o seu crescimento enquanto "pessoa". E a ligação entre Niamh/Dorothy/Viviane Molly, para mim, foi um ponto muito positivo.
Um livro que vale muito a pena pela sua história, e o final, apesar de ser emotivo, achei que foi demasiado apressado.

Sem comentários:

Enviar um comentário