terça-feira, 5 de maio de 2020

[Opinião] As Mulheres da Orquestra Vermelha de Jennifer Chiaverini


As Mulheres da Orquestra Vermelha

Título: As Mulheres da Orquestra Vermelha
Autor: Jennifer Chiaverini
Editora: Harper Collins
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Fiquei muito curiosa com este livro, primeiro pela capa, e depois pela sinopse que apesar de reduzi me cativou, afinal de contas refere num grupo alemão que não concorda com os ideais de Hittler.
Quero começar por referir que a história é baseada em factos verídicos, este grupo existiu, bem como a grande maioria das personagens, excepto Sarah.
Encontramos uma história profunda e detalhada, e onde conseguimos compreender a fácil situação financeira da Alemanha, após a Primeira Guerra Mundial e agradava com o Crash da Bolsa Americana.
Acompanhamos quatro mulheres: Mildred, uma jovem americana que se apaixona por um alemão - Arvrid - e acaba por ir viver para a Alemanha; Greta, também alemã que também estudou nos EUA e que ambiciona ser escritora; Sara uma judia e estudante de Mildred; e ainda Martha, filha do embaixador americano. E é através destas mulheres incríveis que vamos acompanhando a evolução dos acontecimento e o crescimento de poder de Hittler.
Este grupo, tão diferente, mas com ideais comuns, que passaram por tanto, e que ainda por cima é baseado em factos reais, deixou-me sempre muito angustiada e de coração apertado por tudo o que aconteceu.
É uma história que vai para além da Segundo Guerra Mundial, pois temos um período temporal mais alargado, o que nos permite perceber melhor toda a situação mas também as privações e medos destas pessoas.


Livro lido para o projecto #Hol75



Sem comentários:

Enviar um comentário