Título: O Carteiro de Auschwitz
Autor: Joe Rosenblum
Editora: Alma dos Livros
Classificação: 5 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Em O Carteiro de Auschwitz conhecemos Joe Rosenblum, um jovem judeu polaco e que conseguiu sobreviver ao Holocausto. Sim, é a história verídica de Joe e foi impossível não sentir um aperto no estômago por tudo o que Joe passou e teve que enfrentar para sobreviver.
Joe não foi o seu nome de baptismo mas foi o nome que adoptou nos EUA e quando pensa em si, é como Joe e não como Icek.
Quando a sua cidade, na Polónia, foi invadida pelos nazis, Joe era um jovem adolescente mas, de repente, viu a sua vida e a da sua família alterar-se completamente.
É inacreditável tudo o que Joe passou e viveu. Desde testemunhar a morte, fome, espancamentos, mas nunca desistiu de sonhar e de acreditar que, um dia, iria casar, ter filhos e ter a sua empresa.
Senti alguma repetição de ideias e sentimentos mas julgo que está relacionado com as próprias rotinas nos campos e onde, acredito, os dias deveriam ser quase iguais, e as emoções repetidas.
Tanta dor, tanto sofrimento, tanta crueldade.
Relatos da vida de trabalho no campo, com guerrilheiros russos, três campos de concentração e ainda a marcha da morte. Tudo o que teve que fazer que sobreviver! Até comer rãs cruas! São inúmeras as cenas que me causaram um aperto geral.
Um dos melhores livros de memórias do Holocausto que já li. Uma história, real, incrível de sobrevivência, resiliência, coragem mas também de esperança e generosidade.
Livro lido para os projectos #Hol75 e #lererespeitarahistoria.
Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.
Sem comentários:
Enviar um comentário