segunda-feira, 13 de julho de 2020

[Opinião] Margarida Espantada de Rodrigo Guedes de Carvalho


Margarida Espantada

Título: Margarida Espantada
Autor: Rodrigo Guedes de Carvalho
Editora: Dom Quixote
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


Já li há alguns anos A Casa Quieta do Rodrigo Guedes de Carvalho e como não foi leitura que me agradasse, fiquei sem vontade de ler algo mais. No entanto, esta novidade despertou a minha atenção e vi várias opiniões muito positivas que me levaram a pegar no livro.

Margarida Espantada é um livro sobre família, nomeadamente os 4 irmãos Durval: António Carlos, Manuel Afonso, Margarida Rosa e Joana Ofélia.  A história inicia-se num tempo mais presente mas, à medida que vamos evoluindo, vamos alternando entre passado e presente, e conhecendo melhor cada um dos 4 irmãos, bem como os seus pais. Confesso que, este alternar entre tempos, e apesar de ser algo que costumo gostar muito, neste caso, não foi muito fácil de identificar cada um.
O livro aborda também temas muito importantes como violência doméstica, problemas de álcool, relações abusivas, doenças mentais e tragédias inesperadas.
Um livro pequeno com um carga emocional muito pesada mas que nos passa todo o sofrimento e frustrações das personagens. Personagens que me pareceram (apesar dos nomes) muito reais. Mas sim, os nomes foram algo que me fizeram muita confusão, sempre dois nomes e nomes que não conjugam.
Um drama familiar intenso, sobre vidas aparentemente felizes mas que têm camadas e são mais do que aparentam. No entanto, senti que o final merecida um pouco mais de desenvolvimento.


Livro lido para o meu projecto #Lusiteratura

Sem comentários:

Enviar um comentário