quarta-feira, 26 de agosto de 2020

[Opinião] A Terceira Índia de Iris Bravo

 

A Terceira Índia
Título: A Terceira Índia
Autor: Iris Bravo
Editora: Cultura Editora
Classificação: 5 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


Sofia tem 32 anos, é professora num colégio em Lisboa e casada com Ricardo, um arquitecto de uma família nobre ribatejana. E apesar de terem personalidades diferentes, apaixonaram-se há 10 anos e têm um casamento feliz, que acabou desgastado pela obsessão de Sofia em engravidar. Após ter descoberto que Ricardo a traiu, Sofia decide aceitar uma proposta da sua mentora, e vai dar aulas para o interior de Moçambique. Ainda no avião, conhece Alex, um homem que acabar de a atrair, tem uns modos mais bruscos e Sofia tem a sensação que lhe esconde alguma coisa.
A história está dividida em duas partes. A primeira onde ficamos a conhecer a vida de Sofia e Ricardo, já marcada pela obsessão da gravidez, mas onde através das recordações de Sofia, vamos ficando a conhecer a sua história de amor, alternando entre presente e passado. A segunda parte, é já com Sofia a caminho de Moçambique e onde aí a história decorrer linearmente, sem recuos.
Que livro incrível, bem escrito e muito fluído. Com temas tão importantes, como os problemas de infertilidade, questões ambientais, trabalho infantil, exploração sexual, mas também as diferenças culturais e sociais entre Portugal e Moçambique.
Devorei o livro e li-o em cerca de 2 noites e só não foi num dia pois andei ocupada porque a minha vontade, quando o comecei, foi só parar quando terminasse.
Quanto ao final, é suficientemente aberto para podermos ter, no futuro, uma continuação, ou nos deixamos levar pela nossa própria imaginação e decidir o rumo da vida de Sofia.


Livro lido para o meu projecto #Lusiteratura

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário