quinta-feira, 17 de setembro de 2020

[Opinião] O Anjo de Munique de Fabiano Massimi

 

O Anjo de Munique
Título: O Anjo de Munique
Autor: Fabiano Massimi
Editora: Suma de Letras
Classificação: 5 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Este foi um livro que me deixou muito curiosa com a sinopse mas também por ter visto opiniões muito positivas e começo desde já por dizer que livro incrível!
Estamos em Munique, Setembro de 1931, e o comissário Sauer é chamado de urgência a um apartamento, onde Angela Raubal de 2 anos, conhecida como Geli, foi encontrada morta e que tudo indica que terá sido suicídio. Mas Geli não é uma jovem qualquer, é sobrinha de Adolf Hitler e mora no mesmo apartamento.
O autor deixou-me logo, nas primeiras páginas, agarrada ao livro e foi, até ao fim, uma história mesmo viciante e daquelas que não damos por o tempo passar e só queremos ler até ao final. Eu sei que sou uma leitora muito voraz mas a verdade é que comecei o livro na 5ª feira à noite, continuei na 6ª de manhã antes do trabalho e, apesar de ter tido um dia cansativo com imenso trabalho, estive sempre a pensar na história e como estava ansiosa para poder pegar novamente nele. E, quando tal aconteceu, não descansei enquanto não o terminei.
A escrita é muito fluída, gráfica e muito visual, permitindo-nos visualizar, na perfeição, todas as cenas na nossa cabeça. É, por isso, um livro muito cinematográfico. O autor inspirou-se em factos verídicos, da morte da sobrinha de Hitler que, confesso, desconhecia, e criou toda uma trama, magistralmente tecida e viciante. Incrível as revelações e o desfecho, e que estão tão bem retratados que nos parecem suficientemente sólidos para serem verdade, já que, infelizmente, as notas sobre esta morte, desapareceram misteriosamente e não foi provado o assassinato de Geli. E foi muito útil ter a nota final do autor no fim que nos revela os factos reais da história, por mais difícil nos seja acreditar.
Adorei também a relação entre Sauer e o seu colega Mutti, e como lidam com os "maus". E que também nos dá mais informações sobre Hitler e o partido, que também não tinha conhecimento.
Um fantástico thriller histórico e uma das melhores leituras do ano!

Livro lido para o projecto #septemberthrills

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário