Título: Os Doentes do Doutor García (Episodios de una guerra interminable #4)
Autor: Almudena Grandes
Editora: Porto Editora
Classificação: 4 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)
Quando vi a divulgação deste livro fiquei logo muito curiosa. Primeiro era um livro de Almudena Grandes, pois a Ana do Sabor dos meus Livros fala imenso dos livros da autora e aguçou-me a curiosidade. E em segundo, o tema do livro, cuja acção cruza quer a 2ª Guerra Mundial, como também a Guerra Civil Espanhola.
O Doutor Guillermo García Medina, vive em Madrid, e vamos acompanhando um pouco da sua vida, durante a guerra e também depois da vitória de Franco, e de como passou a viver sob uma identidade falsa. No entanto, não acompanhamos só Guillermo mas um grande conjunto de personagens, com papéis muito relevantes, uns ligados à revolução, e outros mais aos nazis.
As expectativas eram muitas e, apesar de o livro não me ter arrebatado, fiz efectivamente uma grande leitura. É um grande livro (e não me refiro só ao tamanho dele) com um excelente trabalho de investigação. No entanto, devo dizer que não foi fácil de entrar na história.
Guillermo é o nosso personagem principal e é por ele que iniciamos a narrativa, e que me deixou muito curiosa. Mas a própria narrativa, não é totalmente linear, já que vamos "saltitando" a passado das diversas personagens, dentro da mesma cena, o que torna a leitura um pouco mais exigente.
Também a enorme quantidade de personagens dificulta a leitura. Mas são, sem dúvida, personagens riquíssimas e que trazem dimensão à história. E adorei o modo como Almudena Grandes ligou personagens reais com ficcionadas. E como vamos acompanhando, os vários personagens, inicialmente de um modo mais fragmentado e só mais à frente na narrativa é que percebemos a sua ligação, dificultou um pouco mais a leitura.
E o que dizer da parte mais histórica? Fabuloso! A interligação entre a 2ª Guerra e a Guerra Civil Espanhola, sempre bem documentados, e onde, sem dúvida, bebemos imensa informação. O tema que mais gostei pois o modo como o regime de Franco tinha uma rede que se dedicava a proteger os nazis acusados de crimes contra a humanidade.
O livro está muito bem escrito mas, não foi bem o que eu esperava. Sei que sou fãs de romances históricos e o livro é muito centrado na parte histórica, mas verdade achava, pelo título, que ia ser uma história mais focada na personagem do Doutor García, enquanto médico.
Livro lido para os projectos #Hol75 e #lererespeitarahistoria
Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.
Sem comentários:
Enviar um comentário