quinta-feira, 1 de outubro de 2020

[Opinião] Estranha Forma de Vida de Maria Cecília

 

Estranha Forma de Vida
Título: Estranha Forma de Vida
Autor: Maria Cecília
Editora: Edições Vieira da Silva
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Li os outros dois livros de Maria Cecília (História em Pedacinhos e A Filha da Mãe) e gostei muito, e quando a autora entrou em contacto comigo, informando-me que tinha um novo livro, em que abordava a violência doméstica, fiquei logo curiosa.
É um livro pequeno mas que, pela temática, não deverá ser lido de ânimo leve.
A história é-nos contada na primeira pessoa, pela mulher que foi vítima de violência doméstica, nos espécie de desabafo, passados já vários anos após os acontecimentos. Uma mulher que percebemos, que é já madura (pela referência dos anos 80) e que, talvez por isso, tem uma mentalidade diferente à minha mas que ainda assim, acredito eu, igual a tantas mulheres que, infelizmente, ainda são vítimas de violência doméstica.
A mulher, conta-nos, a sua vida, como conheceu o seu marido, como foi o seu namoro, a vida em comum, ainda antes de casarem, o relacionamento com a sogra. 
E, apesar de, ser um livro pequeno e a Maria Cecília não ter aprofundado o tema em demasia, isto é, temos várias cenas de violência mas de um modo que não a banaliza e onde também nos tenta mostrar mais da vida familiar. E se por um lado, queria ter mais detalhes desta vida em comum, dos episódios de violência, a verdade é que a Maria Cecília, apesar de nos ter contado a história de um modo mais subtil. a verdade é que ainda assim, me conseguiu deixar revoltada e "agoniada" pela maneira de pensar, com os pequenos sinais, ainda antes da violência física, mas também a culpa que a mulher sente. E como os outros veem a relação, como "desculpabilizam" o culpado.
Senti foi que a escrita era um pouco trabalhada demais, até para a própria mulher, que sabemos não ter formação superior nem vida profissional, o que me pareceu um pouco "desajustada" da narradora. Até mesmo uma citação de um amigo pareceu-me "algo forçada" e "demasiado inspiradora".

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora e autora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário