quinta-feira, 12 de novembro de 2020

[Opinião] As Irmãs de Auschwitz de Rena Kornreich Gelissen e Heather Dune Macadam

 

As Irmãs de Auschwitz
Título: As Irmãs de Auschwitz
Autor: Rena Kornreich Gelissen e Heather Dune Macadam
Editora: Alma dos Livros
Classificação: 5 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


Por muito que leia, por muito que se publiquem livros sobre o Holocausto e, mais concretamente, Auschwitz, nunca são demais e devemos lê-los e permitir que não esqueçamos todas as atrocidades que foram cometidas.

Este livro é o relato de Rena Kornreich, uma jovem judia polaca, de 21 anos, que em Março de 1942 integrou o grupo das primeiras 998 mulheres que foram transportadas para Auschwitz. Alguns dias depois, junta-se a Rena, a sua irmã mais nova, Danka, e que Rena jurou sempre proteger.
Foram poucas as raparigas-mulheres, deste primeiro transporte que sobreviveram e, Rena, partilhou a sua história com o Mundo! Uma luta pela sobrevivência que durou 3 anos e 41 dias!
Por muito que leia sobre o Holocausto e Auschwitz, por muito que já "conheça" as atrocidades dos nazis, a verdade, é que cada livro, cada relato das pessoas que sofreram na pele, mexe muito comigo e toca-me profundamente. E este livro não foi excepção! Senti tanta revolta e um sentimento de angustia tão grande.
Rena entregou-se, voluntariamente, aos nazis, algum tempo depois de ter fugido para a Eslováquia, para ir trabalhar num campo, o que ela e as outras raparigas não sabiam, era que este seria o primeiro transporte de mulheres para o campo de concentração de Auschwitz. E, nos 3 anos e 41 dias, Rena e Danka, passaram por Auschwitz, por Birkenau, fizeram a marcha da morte, e acabaram em Ravensbrück!
Rena é uma jovem que luta para garantir a sobrevivência da sua irmã mas, acima de tudo, tem um enorme amor e um grande sentido de responsabilidade e de ajuda ao próximo, incapaz de prejudicar alguém para benefício próprio. É uma mulher com um coração enorme!
Um livro de não-ficção mas escrito quase como ficção, com uma escrita muito fluída. No entanto, não esperem encontrar uma história leve, não, nada disso, não há a suavização dos actos cruéis, da maldade humana. Encontramos é uma história contada de um modo cru e duro da realidade!

Livro lido para os projectos #Hol75 e #lererespeitarahistoria

Vejam também a opinião em vídeo


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário