Título: A Mulher de Einstein
Autor: Marie Benedict
Editora: Topseller
Classificação: 5 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)
Não tinha grande ideia de Albert Einstein, apenas que ele era algo "despassarado" e, nem nunca me tinha passado pela cabeça que tivesse sido casado, ainda por cima duas vezes, e ter tido filhos.
Este livro é um romance histórico sobre a primeira mulher de Albert Einstein, Mileva Maric. Mileva era uma jovem sérvia, muito inteligente e que o pai sempre fomentou a sua aprendizagem e tudo fez para que Mileva sempre estudasse. Tanto que, em 1896, Mileva parte para Zurique para frequentar o curso de Física na universidade.
É na universidade que conhece, e se apaixona por, Albert Einstein, seu colega de curso. No entanto, e apesar das suas ambições, Mileva acaba por engravidar e não conseguir terminar o seu curso. Acaba por casar com Einstein e ir trabalhando em conjunto com ele em estudos científicos, entre os quais, a Teoria da Relatividade.
Se no início até gostei do relacionamento entre os dois, a verdade, é que à medida que a sua relação ganhava dimensão, comecei a não gostar do modo como Einstein tratava Mileva e como, a ia "destratando".
Foi também muito mais muito interessante, a interação de Mileva com Marie Curie.
Mileva foi, sem dúvida, uma mulher inteligentíssima e que, infelizmente, não conseguiu singrar, não só porque a sociedade não permitiu mas, principalmente, o seu marido. Um livro para nos fazer reflectir sobre como as mulheres eram (e são) vistas pela sociedade e pelos homens em geral!
Sem comentários:
Enviar um comentário