quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

[Opinião] Os Pássaros Também Cantam no Inferno de Horace Greasley

 

Os pássaros também cantam no inferno
Título: Os Pássaros Também Cantam no Inferno
Autor: Horace Greasley
Editora: Editorial Presença
Classificação: 2 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Estava muito entusiasmada com este livro, quer porque gosto de ler sobre a 2ªGuerra Mundial mas também por referir que era uma "histórica verídica" e de um soldado inglês, que foi prisioneiro de guerra mas que escapou, inúmeras vezes, do campo para se encontrar com a sua amada e também levar comida para os seus colegas. Como não ficar curiosa? Óbvio que estava mesmo muito empolgada.
No entanto, e infelizmente, não consegui retirar prazer desta leitura e foram vários os pontos que me "incomodaram".
Primeiro, a má escrita. Senti a escrita demasiado adjectivada e ao mesmo tempo juvenil. E com demasiadas referências aos nomes das personagens. Mesmo quando se refere a Horace/Jim, é usado o nome e, se é a sua história, como se fosse contada por si (apesar de ter recorrido a um ghost writer, é sempre narrada na terceira pessoa, e fez-me mesmo imensa confusão.
Depois, a forte componente sexual. Eu percebo que Jim tinha apenas 20 anos quando se deu a guerra e que os tempos eram outros mas, será que eram necessárias tantas descrições sexuais? E tantas descrições do tamanho e capacidade do seu pénis?
A própria "história de amor" entre Jim e Rose pareceu-me muito mas muito improvável.
Confesso que esperava encontrar, para além de uma bonita história de amor, um relato sobre as dificuldades de um prisioneiro de guerra mas, foi uma leitura que me desiludiu e pareceu-me uma história muito fantasiosa. 



Livro lido para os projectos #Hol75 e #Lerérespeitarahistória

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário