segunda-feira, 12 de abril de 2021

[Opinião] Almas Gémeas de Rui Pinto Ferreira

 

Almas Gémeas: Liberdade ou Ilusão
Título: Almas Gémeas: Liberdade ou Ilusão
Autor: Rui Pinto Ferreira
Editora: Chiado
Classificação: 4 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


O Rui foi muito simpático em ter entrado em contacto comigo e a disponibilizar o seu livro, caso eu estivesse interessada em ler e aceitei, já que é um romance distópico. 
A nossa protagonista é Olivia, que foi acusada de ter assassinado a sua Alma Gémea e, esse, é o pior crime para o Regime, o que leva à sua prisão. Na prisão, a sua companheira de cela é a Velha e acaba por lhe dar a possibilidade de fuga. Nessa fuga, conhece Jack, por quem acaba por se apaixonar.
É uma história pequena mas que fiquei agarrada logo de início, já que neste distópico os casamentos são arranjados e vive-se num clima mais opressivo.
Um ponto que gostei bastante e achei diferenciador, na literatura em geral, foi o Rui ter escolhido a personagem feminina para ter uma grande paixão por carros. Foi, sem dúvida, refrescante.
A história, apesar de curta, tem bastante ritmo e, confesso, o final deixou-me de boca aberta. Porquê? Porque queria saber mais. Mais sobre a República, sobre o Regime, sobre a Revolta, sobre o Conselho Matrimonial da Ordem Superior, e até mesmo das personagens. A sério, não queria que o livro terminasse tão cedo ;)
Encontrei também uma escrita cuidada, trabalhada e descritiva, que me ajudou muito bem a visualizar todos os ambientes. Mas, sem dúvida, que é um livro que facilmente passava por ser um livro, traduzido, de um autor estrangeiro.
Uma boa história que só peca mesmo por ser tão pequena. Rui, queremos mais ;)



Livro lido para os projectos #Lusiteratura e #Leiturtugas

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pelo autor, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário