sexta-feira, 30 de abril de 2021

[Opinião] Terror em Português

 

Insanidade Título: Insanidade
Autor: Raquel Fontão
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar directamente à autora aqui

Após um acidente, a vida de Elena e da filha foi radicalmente transformada, levando Elena a ter que enfrentar alguns dos seus monstros.
O início deixou-me muito agarrada, em que percebemos que a Elena ficou mesmo muito fragilizada e onde se depara num limiar entre o real e a imaginação. E estava mesmo a gostar muito da história.
A escrita é muito fluída e simples, o que nos leva a avançar mais rapidamente na leitura. Também a própria "insanidade" da Elena foi, inicialmente, um ponto que me prendeu à história.
No entanto, a certa altura, há um episódio mais macabro e onde, para mim, a história sofreu uma viragem. E, foi essa viragem que, comigo não resultou, pois fiquei sem perceber. E, cheguei ao final, sem entender como é que aqueles "monstros" eram reais e dos seus actos.
Talvez tenha faltado um pouco mais de desenvolvimento ao história mas, realmente, não consegui fazer a ligação.
Mas, para primeiro livro, é uma história interessante e dentro de um género menos popular em Portugal e que, ainda assim, nos causa alguns arrepios na espinha.
Espero que a Raquel continue a escrever pois vou gostar de continuar a ler mais histórias suas.

Livro lido para o #Lusiteratura, #Leiturtugas, #DesafioEmocoesLiterarias


Treze Más Histórias para Adormecer (Boas e Más Histórias, #1)
Título: Treze Más Histórias para Adormecer (Boas e Más Histórias #1)
Autor: Ana Cláudia Dâmaso
Editora: Manufactura Editora
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar directamente à autora aqui

Quando iniciei a leitura esperava encontrar histórias que fossem dentro do género de terror psicológico e/ou sobrenatural, no entanto, não foi isso que encontrei.
São 13 contos de terror mas um terror mais físico e mais real aos nossos olhos, com histórias bem sangrentas e bem violentas, pois temos histórias de agressões, violações e assassinatos.
Um ponto que me surpreendeu bastante e me agradou foi a interligação entre os contos, e onde vamos seguindo um fio condutor, em todos os acontecimentos de cada conto.
Quanto ao terror, já comentei acima, é um terror mais físico, onde os "monstros" são reais. Confesso, houve um conto em particular, o quinto - Boneca de Estimação - que me deixou mesmo muito mas muito incomodada com tanta violência e malvadez.
Apesar da Ana Cláudia Dâmaso ter mais livros publicados, este livro foi, para mim, uma estreia.

Livro lido para o #Lusiteratura, #Leiturtugas, #DesafioEmocoesLiterarias e #AbrilContosMil


Sete Boas Histórias para Dar a Volta à Cabeça (Boas e Más Histórias #2) Título: Sete Boas Histórias para Dar a Volta à Cabeça (Boas e Más Histórias #2)
Autor: Ana Cláudia Dâmaso
Editora: Cordel d'Prata
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar directamente à autora aqui

Assim que terminei o primeiro volume, não resisti e peguei logo na continuação.
Neste novo livro, temos novamente contos interligados entre si mas com um terror mais psicológico e mais voltado para o sobrenatural. O que, para mim, funcionou melhor.
Foi também uma agradável surpresa ver que, o fio condutor, continua, não só entre contos, mas também com os acontecimentos do primeiro volume. Acredito que não deva ser nada fácil mas a Cláudia está de parabéns, pois foi um trabalho muito bem conseguido.
Achei os próprios contos, mais desenvolvidos, onde acabamos por conseguir criar uma ligação maior com as personagens. Senti também que a própria escrita, apesar de acessível, está mais madura.
Foram, sem dúvida, dois livros que me surpreenderam pela positiva e estou super ansiosa, quer por ler mais da Cláudia mas, principalmente pelo desfecho da trilogia.

Livro lido para o #Lusiteratura, #Leiturtugas, #DesafioEmocoesLiterarias e #AbrilContosMil


Sem comentários:

Enviar um comentário