terça-feira, 4 de maio de 2021

[Opinião] O Clube Jane Austen & A Livraria dos Finais Felizes

 

O Clube Jane Austen

Título: O Clube Jane Austen
Autor: Natalie Jenner
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na Saída de Emergência | WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Após a Segunda Guerra Mundial, na pequena localidade de Chawton, Inglaterra, um grupo de pessoas decide unir-se para preservar o legado de Jane Austen.
É certo que inicialmente senti que tinhamos muitas personagens para acompanhar, personagens essas, muito diferentes entre si, de classes sociais diferentes mas que os une o gosto pelos livros de Jane Austen. 
Adorei as várias referências aos livros da autora e as "discussões" em torno das personagens e dos relacionamentos amorosos criados por Austen.
Mas temos também os próprios problemas do nosso grupo de personagens, alguns com "dores" profundas mas que conseguem seguir em frente.
Senti apenas que o próprio Clube surgiu um pouco tarde na narrativa e que o desfecho foi rápido demais. No entanto, foi uma grande leitura.



A Livraria dos Finais Felizes

Título: A Livraria dos Finais Felizes
Autor: Jenny Colgan
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 5 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Comprar na Saída de Emergência | WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Nina tem 29 anos e a biblioteca onde trabalha acaba por chegar e, na tentativa de encontrar um novo trabalho, acaba por decidir apostar no seu sonho e abrir uma livraria.
Mas acaba por comprar uma carrinha para então criar uma livraria itinerante, no entanto, a cidade onde vive não aceita que Nina estacione e venda os livros na carrinha, sendo que Nina, toma mais uma decisão que irá mudar a sua vida, mudar-se para uma pequena vila na Escócia.
Achei esta história uma delícia. Para já, temos várias referências literárias. Depois temos uma personagem que decide ter uma livraria (quem é o livrólico que não adoraria trabalhar com livros?), e depois a Escócia. Como não adorar?
Foi óptimo viajar até à história e à pequena vila, com personagens que me conquistaram logo na primeira aparição.
Uma história deliciosa que me fez viajar até às Terras Altas e perder-me nas suas páginas! Não me importava nada de ser a Nina!



Nota: Estes livros foram-me disponibilizados pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário