sexta-feira, 14 de maio de 2021

[Opinião] O Lugar das Árvores Tristes & Uma Grande História de Amor

 

O Lugar das Árvores Tristes Título: O Lugar das Árvores Tristes
Autor: Lénia Rufino
Editora: Editorial Presença
Classificação: 5 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Primeiramente conhecemos Isabel, uma jovem que sente uma atracção pelos mortos e pelo cemitério e que não se conforma com a resposta que lhe dão quando pergunta como morreu D. Eulália. Por sentir que precisa de saber mais, Isabel acaba por descobrir mais sobre o passado da mãe, Lurdes. E, vamos então, voltar atrás na acção e conhecer o que Lurdes teve que enfrentar quando tinha apenas 14 anos.
E este passado de Lurdes mexeu e tocou-me imenso.
A escrita da Lénia é simples e muito acessível mas expõe-nos tudo de uma forma tão crua que me conseguiu deixar-me de rastos. Foi brilhante o modo como Lénia construiu a personagem do padre pois conseguiu fazer-me sentir tanto ódio, tanta raiva, tanto nojo de uma personagem, que apenas vive nas páginas de um livro mas que eu senti como real.
E, nem mesmo o final aberto que conseguiu fazer baixar a classificação. Uma história expeccional!


Uma Grande História de Amor
Título: Uma Grande História de Amor
Autor: Susanna Tamaro
Editora: Editorial Presença
Classificação: 3 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)


Parti para a leitura deste livro sem saber nada sobre ele mas, parti do pressuposto, que seria daqueles romances românticos leves e clichés, no entanto, não foi bem o que encontrei.
Temos a história de amor de Andrea e Edith, duas pessoas que, pouco têm em comum mas que acabam por viver um grande amor. A sua história é-nos contada quase como uma conversa, desabafo, de Andrea para Edith.
Mas, para mim, não foi muito fácil perceber logo quem era o narrador da história. Vamos também saltitando entre passado e presente e, para mim, também não foi conseguido na melhor forma e achei muito confuso.
A história tem também uma forte carga emocional, já que temos uma história, não só de amor, mas de perda e dor, e que acabou por me tocar emocionalmente.



Estes livros foram-me disponibilizados pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário