sexta-feira, 11 de junho de 2021

[Opinião] A Anomalia de Hervé Le Tellier & Cidade de Espiões de Mara Timon

 

A Anomalia

Título: A Anomalia
Autor: Hervé Le Tellier
Editora: Editorial Presença
Classificação: 5 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Este foi daqueles livros que, foi a capa, que aguçou a minha curiosidade. Uma capa simples mas, na minha modesta opinião, muito chamativa. Li depois a sinopse e, fiquei com a sensação, que seria um thriller, já que temos vários personagens, num voo de avião, e que se refere que têm uma vida secreta. Como não ficar curiosa?
Acredito que, no início, alguns de nós, leitores, podemos ficar um pouco confusos, pois são-nos dados a conhecer vários personagens, que estão, de alguma forma, têm algo em comum. Mas, verdade seja dita, só no final da primeira parte é que percebemos o que está a acontecer e, deixem-me que foi diga que, para mim, foi um grande "Eh lá!".
Não vou desvendar mais nada pois acho mesmo que o melhor é iniciarem a leitura, praticamente em branco e serem surpreendidos como eu fui! A história é um pouco "fora da caixa" e sai da minha zona de conforto mas, caramba, foi uma leitura tão viciante e eu só queria saber mais e mais, que foi tão difícil largar o livro.
Além da história em si, a qualidade da escrita e da própria tradução (feita brilhantemente pela querida Tânia Ganho), é mesmo um livro, tal como está referido na contra-capa, um "page-turner eficaz"! Quanto ao género literário, encaixaria o livro dentro da ficção-científica, um género que leio pouco mas esta história conquistou-me mesmo. E, mesmo não tendo percebido bem o final, a verdade, é que nem isso me retirou o prazer que senti a ler este livro!


Cidade de Espiões
Título: Cidade de Espiões
Autor: Mara Timon
Editora: Editorial Presença
Classificação: 5 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Comprar na WOOK | BERTRAND (links de afiliado)

Gosto muito de livros passados na 2ª Guerra Mundial e também sobre espionagem, pelo que esta história alia, para mim, o melhor de dois mundos. Para além disso, temos a grande maioria da acção, passada em Lisboa em 1943. Como não ficar com vontade de ler? Óbvio que fiquei.
A nossa protagonista é Elisabeth de Mornay, uma agente especial inglesa mas que, inicialmente, está em Paris mas, sendo perseguida pela Gestapo, tem de fugir e acaba em Lisboa.
Durante a 2ª Guerra Mundial, Portugal é um país neutro mas cheio de espiões e onde "ninguém é quem diz ser".
E, apesar de ter achado o início um pouco lento e sem grande motivo de diferenciação, assim que a acção passa para Lisboa, senti que a narrativa ganhou um outro alento e, uma vez mais, fiquei completamente agarrada a esta história.
Encontramos em Lisboa e Estoril, tantas intrigas e, o jogo duplo, entre ingleses e alemães mas, também, agentes da PVDE. Foi uma história que, em termos de ambiente, me vez recordar a mini-série da RTP, a Espia, onde fiquei a conhecer um pouco sobre como Lisboa era "rica" em espiões durante a 2ª Guerra Mundial. Acho incrível como este facto da nossa história não ser mais explorado na literatura.
Uma história viciante, cheia de intrigas e que tem um final que me deixa a ansiar por uma continuação =D



Nota: Estes livros foram-me disponibilizados pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário