terça-feira, 13 de julho de 2021

[Opinião] A Guerra de Hedy de Jenny Lecoat & A Caçadora de Kate Quinn

 

A guerra de Hedy Título: A Guerra de Hedy 
Autor: Jenny Lecoat 
Editora: Porto Editora 
Classificação: 4 Estrelas 

Ficha do Goodreads aqui 
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND 

Hedy Bercu é uma jovem judia vienense que chegou à ilha de Jersey há uns dois anos, fugindo das forças nazis, no entanto, em Junho de 1940 as ilhas do Canal são ocupadas pelas forças alemãs e Hedy sente-se encurralada. 
Apesar das dificuldades, Hedy acaba por trabalhar como tradutora para os alemães e decide participar em actos de resistência. No entanto, e apesar de todos os cuidados, o improvável acontece e Hedy apaixona-se por um tenente alemão. 
Esta história foi uma boa surpresa, não só pelo facto de ser inspirada numa história real, como também nos trás uma outra visão sobre a 2ª Guerra Mundial, já que vamos tendo a perspectiva de como a população das ilhas encarou a ocupação. Mas também nos mostra as motivações de alguns alemães.



 A Caçadora 
Título: A Caçadora 
Autor: Kate Quinn 
Editora: Porto Editora 
Classificação: 4 Estrelas 

Ficha do Goodreads aqui 
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND 

Adorei a Rede de Alice e por isso, quando vi esta novidade fiquei mesmo muito curiosa. 
Vamos acompanhando a história através de 3 personagens. Jordan, uma jovem americana e cujo pai decide casar com uma enigmática mulher, e que Jordan desconfia que esconde algo. Ian, um jornalista inglês que acompanhou os relatos da guerra como também os Julgamentos de Nuremberga, e que actualmente trabalha como caçadora de nazis. E Nina, uma russa que foi piloto durante a guerra e que sobreviveu ao ataque de A Caçadora. 
Adorei particularmente a história de Nina e foi para mim uma surpresa saber que haviam mulheres piloto durante a 2ª Guerra Mundial! Foram capítulos mesmo viciantes e empolgantes, com todos os relatos dos seus treinos e voos. 
No entanto, senti que alguns dos capítulos de Jordan não traziam muito à história. Talvez tivesse as minhas expectativas muito altas mas a verdade é que esta história não me conquistou como A Rede de Alice mas, ainda assim, é uma grande leitura. 

 

 Nota: Estes livros foram-me disponibilizados pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário