Título: A Colónia de Férias
Autor: Manuela Piemonte
Editora: Porto Editora
Classificação: 4 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND
Como sabem gosto muito de ler livros passados durante a 2ª Guerra Mundial, pelo que tinha ficado muito curiosa com este livro, que acaba por nos trazer uma perspectiva diferente do que estamos habituados a ler.
Acompanhamos a história de três irmãs, Sara, Angela e Margherita, que vivem com a família na Líbia, que na altura pertencia a Itália. No início do Verão de 1940, por ordem de Mussolini, as crianças da Líbia são levadas para Itália, para passarem as férias de Verão. No entanto, estas colónias de férias, eram campos fascistas e onde as crianças eram obrigadas a seguir uma série de rígidas regras. No entanto, com o início da guerra, os três meses de férias foram-se prolongando durante várias anos.
A história é narrada pelo ponto de vista de cada uma das três irmãs e como, na "colónia de férias" as irmãs acabam por ser separadas em grupos diferentes, vamos "saltitando" entre as três narrações, o que confesso, para mim, foi um pouco cansativo. No entanto, sendo a história contada por elas, traz-nos também um pouco de ingenuidade e esperança à história.
Algumas vezes senti-me foi um pouco perdida pois a autora não nos dá muita informação sobre o contexto histórico, no entanto é uma leitura que vale a pena por nos dar a conhecer mais um aspecto desconhecido, pelo menos para mim, da 2ª Guerra Mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário