terça-feira, 7 de junho de 2022

[Opinião] O Dicionário das Palavras Perdidas de Pip Williams

 

O Dicionário das Palavras Perdidas
Título: O Dicionário das Palavras
Autor: Pip Williams
Editora: Porto Editora
Classificação: 5 Estrelas


Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Este foi daqueles livros que chegou de surpresa cá a casa mas a capa, a sinopse e o cartão que o acompanhava, deixaram-me logo muito curiosa.
A autora pegou no facto de em 1901 ter-se descoberto que faltava a palavra “escrava” no Dicionário de Inglês Oxford e criou uma história muito tocante sobre a menina que "roubou" esta palavra.
Conhecemos Esme, uma menina de 7 anos, órfão de mãe e que passa grande parte do seu tempo no Scriptorium, um barracão de jardim em Oxford, onde o seu pai e um grupo de lexicógrafos se dedicam a selecionar palavras para o primeiro Dicionário de Inglês. Um dia, um papel com a palavra "escrava" cai no chão e Esme acaba por esconder este papel numa arca da sua amiga Lizzie, uma jovem criada da casa. 
Com o passar dos anos, Esme acaba por ir coleccionando mais palavras, mas palavras que são usadas por classes mais desfavorecidas e, essencialmente por mulheres. 
Será que as palavras e o seu poder diferem quer sejam usadas por homens ou por mulheres? Será que há palavras que apenas as mulheres as usam?
Para além do poder das palavras, vamos também acompanhar a Primeira Guerra Mundial e também o movimento sufragista feminino.
Uma história fabulosa sobre o poder das palavras.

 

Nota: Este livro foi-me disponibilizado pela editora, em troca de uma opinião honesta.

Sem comentários:

Enviar um comentário