segunda-feira, 14 de novembro de 2016

As Trevas de Baltar: Henrique Anders

As Trevas de Baltar
Título: As Trevas de Baltar
Autor: Henrique Anders
Editora: Editora Épica
Classificação: 3,5 Estrelas

Ficha da Saída de Emergência aqui

Antes de mais quero agradecer a simpatia e gentileza do autor em que oferecer um exemplar do seu livro para eu ler e, como sempre, dar a minha honesta opinião. Muito obrigada Henrique.

Num mundo dominado por Baltar, um soberano terrível e temível, que se tornou num demónio imortal e onde a população vive amedrontada e sempre receosa. Mas Dutsan nasceu com uma luz especial e a sua família fugiu para o proteger, assim o nosso jovem protagonista acabou por crescer entre os Canimatas, uma raça conhecida por não gostar de humanos. Os anos passam e Dutsan cresce a sentir a vontade de ser considerado um Canimata, mas percebe que é diferente, mesmo como humanos e acaba por partir numa demanda.
Gostei da história, com estes seres diferentes, quer os Canimatas, quer do próprio Baltar e apesar de a ideia da demanda do jovem Dutsan contra Baltar não ser propriamente uma inovação, mas acaba por passar uma mensagem muito importante sobre o valor da amizade, que mesmo sendo de raças diferentes, Dutsan e os seus amigos Canimatas mostram-nos o que é verdadeiramente importante.
No entanto, senti falta de um pouco mais de desenvolvimento, quer em relação ao Reino, principalmente com a tomada de poder de Baltar, mas também das personagens, onde nos fosse contado um pouco mais sobre a infância do nosso protagonista como também um pouco mais sobre a vida de Julia e da população em geral.
Um outro aspecto que poderia ter funcionado um pouco melhor, seria a parte da "profecia/lenda" associada a Dutsan e ir desvendando aos poucos, em vários momentos diferentes.
Com uma escrita simples e directa, o autor consegue-nos ir envolvendo na história. Um aspecto muito positivo, para mim, foi a introdução de Julia e como o Henrique Anders conseguiu fugir dos habituais pares românticos.
Foi uma leitura muito agradável e que me entreteve bastante e sem dúvida que Henrique Anders está no bom caminho e espero ver mais livros seus publicados.

Esta edição traz ainda um pequeno conto - O Riso de Ema - que gostei bastante, apesar de ter um tom diferente d'As Trevas de Baltar.


Nota: Este livro foi-me disponibilizado pelo autor, em troca de uma opinião honesta.

2 comentários:

  1. Olá Tita
    Parece interessante :) É bom ver que há novos autores nacionais com potencial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      O autor nasceu no Brasil mas está em Portugal há 18 anos. E olha, foi uma leitura agradável e vou querer ler mais do autor.
      Beijinhos

      Eliminar