quinta-feira, 23 de março de 2017

Uma Mulher Respeitável: Célia Correia Loureiro

Uma Mulher Respeitável
Título: Uma Mulher Respeitável
Autor: Célia Correia Loureiro
Editora: Marcador
Classificação: 4 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui

Livro lido para o projecto #marçofeminino

Há muito que tinha vontade de ler os livros da Célia Correia Loureiro, vontade essa que ficou ainda mais aguçada depois de ter lido os dois contos que a autora disponibilizou gratuitamente. Finalmente, no Natal passado, resolvi presentear-me com o mais recente livro da Célia.
Este "Uma Mulher Respeitável" é uma espécie de segundo volume de uma trilogia iniciada com "A Filha do Barão", pois os livros podem ser lidos de forma independente. No meu caso, esta foi a minha estreia com um livro da Célia e foi bastante fácil acompanhar a história e as personagens.

A história gira então em torno da misteriosa Leonor Sanches, uma jovem muito bela e que se torna esposa do Conde de Cerveira mas que poucos meses depois de casar é envia para junto do tio do conde em Dublim.
Anos depois, Mariana Turner, uma viúva que há cinquenta anos perdeu a sua filha Amélia, tenta descobrir o passado de Leonor.

Esta é uma história que necessita de alguma atenção pois a acção vai alternando entre presente e passado, que nos vai sendo desvendado aos pouquinhos. Estas viagens ao passado, apesar de terem a identificação das datas e da personagem, podem ser um bocadinho confusas, pois não nos são dadas a conhecer por ordem cronológica, isto é, poderemos estar em 1831 e entretanto, a próxima entrada ser, por exemplo, em 1825. Apesar destes saltos temporais, a história é bastante interessante e que me deixou logo agarrada assim que li o prólogo.
As personagens são também muito interessantes, cada uma com a sua personalidade própria e com os seus defeitos, tornando-se reais.
Gostei bastante do modo como a autora construiu Leonor e todo o seu plano mas o final pareceu-me algo insuficiente pois esperava que fosse, chamemos-lhe sorridente, para várias personagens.
Tenho que referir também a escrita da Célia, muito cuidada e adaptada à época em questão.


E se já tinha vontade de ler os restantes livros da Célia Correia Loureiro agora, depois de ler "Uma Mulher Respeitável", a vontade aumentou ainda mais.

10 comentários:

  1. Olá Tita,
    Que bom que gostaste. Quero muito ler este livro, mas vou tentar ler "A Filha do Barão" primeiro. Sei que se pode ler separadamente, mas acho que preferio. Manias... :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Foi uma leitura muito boa e olha que eu tinha as expectativas muito elevadas =)
      Eu também gostava de ter lido A Filha do Barão primeiro por isso não acho nada estranho a tua "mania". E já sabes, quando quiseres, diz =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá Célia,
      Foi a minha estreia, em termos de livros, e tinha as expectativas muito altas mas foi mesmo uma leitura muito boa! E se já tinha curiosidade em ler os outros livros, agora ainda tenho mais =)

      Eliminar
  3. Viva,

    Tenho mesmo que experimentar esta escritora, a ver se surge a oportunidade, fico contente por teres gostado :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Experimenta pois acho que vais gostar =)
      Bjs e boas leituras

      Eliminar
  4. Olá Tita,
    Fiquei com muita curiosidade em ler este livro, vamos lá ver se o consigo obter;)
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Espero que consigas arranjar o livro e que, tal como eu, faças uma boa leitura =)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá Tita
    Também quero muito ler algo desta autora. Ainda bem que gostaste.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Podes começar pelos contos que a autora disponibiliza gratuitamente, pois sempre são uma forma de teres um primeiro contacto com a escrita da Célia ;)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar