quarta-feira, 22 de março de 2017

Filme: We Need to Talk About Kevin


Ficha do IMBd aqui

Fiquei curiosa com este filme depois  de ter visto o vídeo da Dora sobre o livro e o filme mas não é um filme fácil de falar, quer pelo tema, como pelo próprio filme em si. E até porque tenho a sensação que tudo o possa revelar seja spoiler.

É um filme que exige a nossa concentração pois vai alternando entre presente e passado, para aos poucos, nos ir mostrando a vida de Eva. Logo de início, percebemos grave aconteceu pois é desprezada e agredida na rua mas não percebemos o quê. Nem o porquê da sua solidão.
Desde pequeno que percebemos que Kevin não é uma criança dita "normal". É mau, agressivo e muito hostil para a sua Eva. Além disso, consegue ser algo manipulador em relação ao pai pois transforma-se completamente quando este está presente, parecendo até uma criança feliz. E à medida que vai crescendo, Kevin continua a mostrar o seu lado mau à sua mãe.
É brilhante a forma como Ezra Miller encarna Kevin. Uma personagem pela qual não consegui sentir nenhuma empatia (ao contrário do que me aconteceu com Peter Houghton de Dezanove Minutos de Jodi Picoult) e que, por várias vezes, me deu vontade de lhe dar uma surra.
Mas também Tilda Swinton, como Eva, está soberba, conseguindo retratar na perfeição toda a dor e o vazio que sente.

É um filme tenso e cru, com um história cruel e até angustiante. E que nos faz questionar tanto mas tanto sobre esta relação conflituosa entre mãe e filho.
Será que foi o comportamento de Eva, em relação ao filho, que teve influência no comportamento de Kevin? Aquela falta de amor pelo filho? Aquela falta de instinto maternal?
Será que Kevin fez o que fez para ter a atenção de Eva?
Tantas questões...

Um filme que vale a pena ser visto!

6 comentários:

  1. Olá, Tita,
    Vi este filme já há algum tempo e também me impressionou. Deixa-nos a pensar em tantas coisas... Fiquei também sempre na dúvida se a relação entre ambos tivesse sido outra tudo teria sido diferente, ou se a crueldade era na verdade intrínseca. As cenas com a mana chocaram-me tanto...

    bejinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      É mesmo isso. É um filme que nos absorve e nos faz questionar sobre tanta coisa.
      Acredito que tenhas ficado chocada, pois a mim também me fez impressão. E quando o hamsters desapareceu "misteriosamente" eu até fiquei à espera que o bicho aparecesse morto com requintes de malvadez :(
      Beijinhos

      Eliminar
  2. OláTita,
    Há muito que vejo opiniões sobre o livro e o filme. Mas não sei porquê não me puxa. Mas se dizes que é bom dou-lhe uma oportunidade :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Eu percebo-te. No meu caso, só depois de ter visto a opinião da Dora é que me decidi dar uma oportunidade ao filme.
      Suspeito que o filme te vá impressionar ainda mais por seres mãe. Eu achei que vale a pena! Depois, se o vires, diz o que achaste ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tita
    Também quero muito ver este filme,talvez ler o livro antes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Acho que fazes bem, pois acho que vais gostar =)
      Beijinhos

      Eliminar