terça-feira, 17 de março de 2020
[Opinião] Outubro Negro & O Hospital de Todos os Santos de Catarina Janeiro
Título: Outubro Negro
Autor: Catarina Janeiro
Editora: Coolbooks
Classificação: 5 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND
Albano é médico num hospital psiquiátrico mas muito reservado e que cuja personalidade e feitio foram moldadas, na adolescência, pela morte do seu melhor amigo, Augusto, e da morte da namorada.
Este é um livro que tem os ingredientes certos para me manter sempre agarrada às páginas, já que é uma história com vários momentos de tensão, mas também com alguma "cagufa".
Um dos aspectos positivos da história, é ir intercalando o passado e presente de Albano, fazendo-nos, aos poucos, ir ligando as peças do jogo e descobrindo o que está a acontecer.
Temos também uma história tensa e que, misturando a componente mais sobrenatural, que Catarina Janeiro introduziu, me fez ficar um um nervoso miudinho, sempre na expectativa de qual o desfecho.
Apesar de ser um livro pequeno, encontramos uma narrativa bem construída, com personagens bem caracterizados, e um ambiente negro e tenso, que o tornam numa grande leitura.
É um excelente livro para ser lido em qualquer altura mas, enquanto leitores também gostamos de adequar as leituras às épocas e, têm neste livro, uma excelente recomendação para lerem no Halloween.
Título: O Hospital de Todos os Santos
Autor: Catarina Janeiro
Editora: Coolbooks
Classificação: 5 Estrelas
Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND
Assim que terminei Outubro Negro peguei logo em O Hospital de Todos os Santos (sim, sim, andei o dia todo com os dois livros comigo), e ainda bem.
Em O Hospital de Todos os Santos reencontramos Albano, cerca de um ano depois dos acontecimentos de Outubro Negro, e notamos que o marcaram mais do que ele julga.
Apesar de termos a grande maioria das personagens é uma história diferente da antecessora mas igualmente cativante. Temos uma história mais focada na instabilidade emocional e psicológica, e onde vamos acompanhando toda a instabilidade mental do nosso personagem, e onde, chegados ao final, Catarina nos revela algo que nos deixa boquiaberto e nos faz duvidar de praticamente tudo, deixando a porta aberta, para a possibilidade de uma continuação. Pelo menos, é esse o meu desejo ;)
Tenho ainda que referir que gostei muito que uma das personagens tivesse o meu nome, Patrícia, pois que me lembre, apenas conheço a Patrícia de uma colecção juvenil ;)
Nota: Estes livros foram-me disponibilizados pela autora, em troca de uma opinião honesta.
Livros lidos para os projectos #Lusiteratura e #Leiturtugas (pois julgo que os posso enquadrar como ficção especulativa. Jorge Candeias, se não der, avisa sff)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Servem perfeitamente, sim.
ResponderEliminar(mas só para a semana farei o postzinho de divulgação, que tenho andado demasiado mergulhado em coronices e houve uma série de projetos — e até a própria leitura — que ficaram um bocado de lado)
Boa! Eu tenho sempre dúvida do que é que posso considerar para a ficção especulativa ;)
EliminarEu sei, tenho acompanhado as tuas publicações no facebook.