terça-feira, 17 de março de 2020

[Opinião] Outubro Negro & O Hospital de Todos os Santos de Catarina Janeiro


Outubro Negro

Título: Outubro Negro
Autor: Catarina Janeiro
Editora: Coolbooks
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Albano é médico num hospital psiquiátrico mas muito reservado e que cuja personalidade e feitio foram moldadas, na adolescência, pela morte do seu melhor amigo, Augusto, e da morte da namorada.
Este é um livro que tem os ingredientes certos para me manter sempre agarrada às páginas, já que é uma história com vários momentos de tensão, mas também com alguma "cagufa".
Um dos aspectos positivos da história, é ir intercalando o passado e presente de Albano, fazendo-nos, aos poucos, ir ligando as peças do jogo e descobrindo o que está a acontecer.
Temos também uma história tensa e que, misturando a componente mais sobrenatural, que Catarina Janeiro introduziu, me fez ficar um um nervoso miudinho, sempre na expectativa de qual o desfecho.
Apesar de ser um livro pequeno, encontramos uma narrativa bem construída, com personagens bem caracterizados, e um ambiente negro e tenso, que o tornam numa grande leitura.
É um excelente livro para ser lido em qualquer altura mas, enquanto leitores também gostamos de adequar as leituras às épocas e, têm neste livro, uma excelente recomendação para lerem no Halloween.


O Hospital de Todos os Santos

Título: O Hospital de Todos os Santos
Autor: Catarina Janeiro
Editora: Coolbooks
Classificação: 5 Estrelas

Ficha do Goodreads aqui
Podem comprar o livro na WOOK ou na BERTRAND

Assim que terminei Outubro Negro peguei logo em O Hospital de Todos os Santos (sim, sim, andei o dia todo com os dois livros comigo), e ainda bem.
Em O Hospital de Todos os Santos reencontramos Albano, cerca de um ano depois dos acontecimentos de Outubro Negro, e notamos que o marcaram mais do que ele julga.
Apesar de termos a grande maioria das personagens é uma história diferente da antecessora mas igualmente cativante. Temos uma história mais focada na instabilidade emocional e psicológica, e onde vamos acompanhando toda a instabilidade mental do nosso personagem, e onde, chegados ao final, Catarina nos revela algo que nos deixa boquiaberto e nos faz duvidar de praticamente tudo, deixando a porta aberta, para a possibilidade de uma continuação. Pelo menos, é esse o meu desejo ;)


Tenho ainda que referir que gostei muito que uma das personagens tivesse o meu nome, Patrícia, pois que me lembre, apenas conheço a Patrícia de uma colecção juvenil ;)


Nota: Estes livros foram-me disponibilizados pela autora, em troca de uma opinião honesta.


Livros lidos para os projectos #Lusiteratura e #Leiturtugas (pois julgo que os posso enquadrar como ficção especulativa. Jorge Candeias, se não der, avisa sff)

2 comentários:

  1. Servem perfeitamente, sim.

    (mas só para a semana farei o postzinho de divulgação, que tenho andado demasiado mergulhado em coronices e houve uma série de projetos — e até a própria leitura — que ficaram um bocado de lado)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Eu tenho sempre dúvida do que é que posso considerar para a ficção especulativa ;)

      Eu sei, tenho acompanhado as tuas publicações no facebook.

      Eliminar