sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Poço das Sombras - Juliet Marillier


Em missão secreta na Irlanda por ordem do Rei Bridei de Fortriu, Faolan tem também de dar a notícia da morte de um bravo guerreiro. Porém, o principal assassino e espião de Bridei tem de enfrentar os demónios do passado sombrio da sua família com resultados inesperados. Quando segue o rasto de um poderoso clérigo cristão que pode ser uma ameaça para a estabilidade do reino pagão de Bridei, Faolan torna-se responsável por uma criança, um cão e Eile, uma jovem perturbada e desconfiada. Para Eile, a viagem a Fortriu é uma confrontação. Acostumada a uma vida de privações e labuta, a jovem vê-se perante um mundo estranho, cheio de lições novas, onde o principal desafio é aprender a confiar nas pessoas. Na corte de Bridei, em Monte Branco, notícias perturbadoras vindas do reino vizinho de Circinn, levam o Rei a convocar a conselho os seus chefes-de-guerra. Após o desaparecimento do principal conselheiro de Bridei e a morte trágica de uma jovem criada, a ameaça provocada pela influência cada vez Maior da Cristandade parece ser o menor dos perigos...
__________________________________________________________________

Acabei hoje de ler o livro. É muito bom e adorei =D
O que dizer sobre Faolan? Quero um homem como ele *suspiro* está quase ao mesmo nível que Bran, o Homem-Pintado da trilogia Sevenwaters.

Faolan provou que é humano, cheio de emoções e do seu sentido de lealdade.
Eile, é uma jovem violentada que acredita que apenas pode contar em si própria, mas que ao longo da sua viagem aprende a confiar em Faolan.

Não me quero adiantar muito, pois não quero cair em spoilers, mas digo-vos, que este é um dos melhores livros que li de Juliet Marillier.
O melhor para mim continua a ser “O Filho das Sombras”, mas “O Poço das Sombras” e as suas personagens, vêm logo, logo atrás, a pouca distância.
Apesar de o 1º volume custar um pouco a ler, somos recompensados nos dois volumes seguintes…este último volume é mesmo fenomenal e apaixonante.

Portanto, Argas, amiga, volta a pegar no “Espelho Negro”, respira fundo, e tenta chegar ao fim… depois pega nos restantes…vais ver que não te arrependes, pois vale mesmo a pena =D


O único ponto negativo a assinalar desta trilogia, é a tradução e revisão. Neste último volume é flagrante….faltaram letras, nomes trocados… Acho que sendo um livro da Bertrand, poderia ter mais qualidade neste aspecto, mas também, diga-se de passagem, que também nos livros de Daniel Silva notei este problema =(

No entanto, este problema, não me impediu de adorar o livro.

Valeu mesmo a pena continuar a ler a saga, após o primeiro livro =D

9 comentários:

  1. Vou começar pelo fim: a tradução e a revisão deste livro são pavorosas. Os exemplos são mais que muitos, desde Monte Branco numa página e na página seguinte Colina Branca (vê tu o meu nível de irritação quando li para ainda me lembrar destes detalhes), a gralhas, a coisas mal traduzidas - várias foram detectadas por pessoal que leu o livro no original e depois em português. É pena que esta autora fantástica não mereça mais atenção por parte da Bertrand.

    Mas passando ao que mais interessa... O livro é simplesmente maravilhoso. As personagens para mim são o ponto forte, mas a história também é linda. Um must-read!

    ResponderEliminar
  2. Canocinha, grande memória.
    Mas a má revisão e tradução tb me irritaram bastante e eu nem sou pessoa para reparar mt nestas coisas, mas começo a achar que a Bertrand deixa mt a desejar no que respeita a má revisão.
    Aconteceu-me neste da Juliet Marillier... em Daniel Silva e em Steven Saylor... curiosamente ou não, são três autores da editora Bertrand *mad*
    No caso de "Roma" de Steven Saylor, chegaram a ficar duas frases incompletas *mad*
    Acho q com a dimensão e nome que a Bertrand tem, estes erros não deveriam existir.

    ResponderEliminar
  3. Felizmente, nos último livro que li traduzido, "O Segredo de Cibele", até achei a tradução boa. Espero que finalmente tenham mandado os Lorena ir dar uma volta... :r

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que está na altura de pegar nesta autora. Tenho lido sempre criticas muito favoráveis.

    É pena que algumas editoras não tenham cuidados mínimos com a tradução. Não gosto de desmazelos.

    ResponderEliminar
  5. Assim sempre tenho de ler...obrigado tita, bjinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Oi Tita, não conhecia o teu blog, chamou-me à atenção a capa do livro noutro blog... Adorei este livro, como aliás todos dela.. Agora tenho em espera o ultimo dela, não tenho tido muito tempo pra ler com muita pena minha :)...
    bjinhus

    ResponderEliminar
  7. Cristina, acho que deves mesmo experimentar ler Juliet Marillier, e sugiro-te q comeces por Sevenwaters (a Bertrand tem um pack com os 3 livros e uma caixinha, linda, linda, linda =D )

    Argas, acho que deves mesmo fazer mais uma tentativa, apesar de o 1º volume ser um pouco maçador, mas sentir q vale a pena qd leres os restantes ;-)

    Xana, obrigada pela tua visita, eu tb não conhecia o teu blog, mas vou passar a ir fazer-te umas visitas eheheh
    Os livros da Juliet são mt bons, a mim falta-me ler o "Danças na Floresta" e "O Segredo de Cibele".
    Para o mim, o meu preferido dela é "O Filho das Sombras" e logo a seguir vem "O Poço das Sombras".

    Beijocas a todas =)

    ResponderEliminar
  8. Talvez venha a colocar esta trilogia na minha wish-list... mas ainda estou meio de pé atrás...

    ResponderEliminar
  9. Anocas, se quiseres começar a ler Juliet Marillier, aconselho-te a começares pela trilogia Sevenwaters e depois partires para esta, com a Saga das Ilhas Brilhantes pelo meio eheheh =)

    ResponderEliminar