quinta-feira, 4 de março de 2010

As Cidades Invisíveis - Italo Calvino

Marco Polo fala a Kublai Kan das cidades do Ocidente, maravilhando o imperador mongol com as suas descrições. Estas cidades, no entanto, existem apenas na imaginação do mercador veneziano: a sua vida encontra-se apenas destro das suas palavras, uma narrativa capaz de criar mundos, mas que não tem forças para destruir «o inferno dos vivos».

Este livro tem o lirismo dos livros de poemas, poemas que por vezes descrevem cidades e outras vezes a forma de pensar e de ser dos seus habitantes. Invertendo os papéis do Livro das Maravilhas, através do qual Marco Polo revelou o Oriente ao mundo ocidental, Calvino arquitectou o livro que o estabeleceria como uma das referências incontornáveis da literatura pós-moderna
_______________________________________________________________

O veneziano Marco Polo descreve a Kublai Khan, imperador mongol, as várias cidades do ocidente.
Marco Polo descreve então 55 cidades, agrupadas por vários temas: Olhos, Subtis, Memória, Sinais, Desejo, Olhos, Mortos, Trocas, Ocultas, Céu, Contínuas.
Cada uma destas cidades é descrita de forma simples, surreal, e sempre com nome de mulher (Isaura, Diomira, Isidora, Dorotéia, etc.).
Não posso dizer que gostei do livro, também é certo que não o desgostei, mas como tanta opinião positiva que tinha lido, julgava que era bem melhor. O facto de não haver uma linha condutora da história, mas sim como se os diálogos entre Polo e Khan, e as próprias descrições das cidades fossem "despejadas" no livro. E achei também que algumas descrições eram muito idênticas com outras anteriormente já descritas.
Talvez tenha partido para a leitura com as expectativas muito elevadas, se a altura para o ler não foi a ideal, se no fim de contas não faz mesmo o meu género de leitura… no entanto, tenciono voltar a relê-lo (daqui a um ano ou dois) para o tira-teimas.

E vocês, já o leram? O que acharam?

1 comentário:

  1. Estou há um tempão pra ler esse livro, adoro Ítalo Calvino, dele eu só li "Seis propostas para o próximo milênio"! =)

    ResponderEliminar