segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Herança de Eszter - Sándor Márai

Durante vinte anos Eszter viveu uma existência cinzenta e monótona, fechada sobre si própria, esperando a morte e sonhando com o retorno de um amor impossível. Até ao dia em que, inesperadamente, recebe um telegrama de Lajos, o único homem que amou e graças ao qual encontrou, por um breve período, sentido para a sua vida. Grande sedutor e canalha sem escrúpulos, Lajos não só traiu Eszter como destruiu a sua família, tirando-lhe tudo o que possuía. Agora, depois de uma ausência prolongada regressa, e Eszter prepara-se para o receber comovida e perturbada por sentimentos contraditórios.
__________________________________________________

Este livro pequeno está carregado de sentimentos. A história é-nos relatada por Eszter, que após receber uma carta de Lajos, nos vai contado um pouco da sua vida.
Lajos é o único homem que Eszter amou, no entanto, este acabou por casar com a sua irmã e que consegue enganar todos de modo a conseguir atingir os seus planos.
Ao longo do livro vamos sendo confrontados com os actos de Lajos, e com todo o "mal" que causou, quer a Eszter e a todos os outros.
No entanto, apesar de tudo Eszter continua a amar Lajos, e que a sua vida trás "alguma na manga". Vamos tentando "dar força" a Eszter, para que não seja novamente enganada por Lajos, mas não nos podemos esquecer que o amor não nos deixa ser racionais.
Apesar de a história em si não me ter cativado, gostei da escrita, simples, fluida, com uma carga sentimental forte (não no sentindo de ser lamechas). Gostaria de ler mais do autor.

1 comentário:

  1. Gostei muito deste livro. Postei no atmosfera dos livros sobre ele.
    Beijinhos e boa leitura;)

    ResponderEliminar