segunda-feira, 12 de julho de 2010

A Pousada da Jamaica - Daphne Du Maurier


Já conhecido do público português através de uma série televisiva muito recente, A pousada da Jamaica, romance de acção e mistério, é uma das obras tutelares de Daphne du Maurier. Nos seus ingredientes romanescos vamos encontrar o que há de mais típico na escritora - o choque entre o anjo e o demónio, ou entre o bem e o mal - inserido num ambiente que utiliza muitas das qualidades do romance britânico tradicional.
O leitor, defrontado com personagens fortes, é obrigado a conviver com um conjunto de paixões por vezes extremamente primitivas que vão até às piores consequências do crime e da maldade. Como em poucos romances de Daphne du Maurier, é na Pousada da Jamaica que mais se aprofunda a relação ambígua entre a ingenuidade (representada por uma orfã, Mary Yellan) e o espírito quase gratuito do Mal (personificado por Joss Merlyn).
________________________________________________________________________

O ano passado li o livro "Rebecca", que adorei e assim resolvi tentar ler mais da autora.
A Pousada da Jamaica é o nome da pousada para onde a jovem Mary Yellan, vai viver, com a tia Patience e o marido desta, após a morte da mãe. Apesar de alguma relutância em partir do local onde cresceu, Mary tem vontade de rever a sua tia, pois recorda-se dela como uma mulher alegre, no entanto quando chega à Pousada da Jamaica e conhece o seu tio por afinidade, Joss, percebe que a sua tia Patience já não é a mulher que era.
Mary rapidamente percebe que a pousada não é um sítio agradável e que é frequentado por um bando com aspecto duvidoso, do qual Joss é o chefe. Conhecemos também mais alguns personagens interessantes, tais como Jem, o irmão mais novo de Joss e o vigário Francis Davey.
A história desenrola-se num ambiente cheio de suspense, sinistro, onde nós, leitores, estamos constantemente a torcer para que Mary conseguia sair incólume, e com personagem que é "ruim como as cobras". No entanto, o final do livro decepcionou-me um bocadinho, pois julgo que não seria o final que a personagem merecia, mas não deixa de ser um bom livro.

5 comentários:

  1. Depois de Rebeca, estou muito ansiosa para ler outro livro dela. O mais provável é que também me decepcione, mas como dizes, tenho a certeza que não deixará de ser um bom livro :)

    Estou curiosa para saber o que achaste da Escrava de Córdova. Eu gostei muito, foi uma agradável surpresa de um autor português.

    ResponderEliminar
  2. Jacqueline, este livro tem um ambiente mais denso e sinistro do que o Rebecca. Gostei do livro, mas quando o leres, vais perceber porque é que o final me decepcionou ;-)

    Quanto ao Escrava de Córdova, ainda vou no início, mas estou a gostar, tem um bom contexto histórico.

    ResponderEliminar
  3. ola
    passei por aqui...tenho mesmo que ler o Rebeca! tenho lido fantasticos comentários...
    dá uma espreitadela no meu blog:
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
    Boas leituras e óptimos cozinhados!

    ResponderEliminar
  4. EU gostava de ir para uma pousada na Jamaica gostava... h+a quem diga que tem umas plantas medicinais muito boas...e eu tenho aqui uma dor no dedo do pé pequinito que se calhar era melhor curar através de "medicamentos" naturais...

    ResponderEliminar
  5. Cris, lê o Rebecca porque vale mesmo a pena!

    Zé António, gostava de ir para um local paradisíaco, mas esta Pousada da Jamaica é tudo menos um paraíso. Vamos é todos para a Jamaica =)

    ResponderEliminar