segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Marina - Carlos Ruiz Zafón


Marina, tal como a obra que consagrou Zafón, é um romance mágico de memórias, escrito numa prosa ora poética ora irónica, assente numa mistura de géneros literários (entre o romance de aventuras e os contos góticos) e onde o passado e o presente se fundem de forma inigualável. Classificado pela crítica como «macabro e fantástico e simultaneamente arrebatador», Marina propõe ao leitor uma reflexão continuada sobre os mistérios da condição humana através do relato alternado de três histórias de amor e morte. Ambientada na cidade de Barcelona, a história decorre entre Setembro de 1979 e Maio de 1980 e depois em 1995 quando Óscar, o protagonista, recorda a força arrebatadora do primeiro amor e as aventuras com Marina, recupera as anotações do seu diário pessoal e revisita os locais da sua juventude.

«Marina disse-me uma vez que apenas recordamos o que nunca aconteceu. Passaria uma eternidade antes que compreendesse aquelas palavras. Mas mais vale começar pelo princípio, que neste caso é o fim.»
________________________________________________________________________

De Zafón já li “A Sombra do Vento” e “O Jogo do Anjo”, precisamente os dois primeiros livros que comentei no blog e que adorei. E voltei a partir para a leitura deste livro com uma enorme expectativa.
“Marina” foi o último livro juvenil que Zafón escreveu antes d’ “A Sombra do Vento”, mas posso-vos dizer que não achei que fosse uma leitura juvenil, mas sim uma preparação para os outros dois livros.

Mais uma vez temos como pano de fundo Barcelona, em que Zafón nos leva a entrar na história quase irreal de Óscar Drai, um rapaz solitário que vive num internato e que numa das suas deambulações pela cidade conhece Marina e o seu pai Germán.
Numa visita ao antigo cemitério, que Óscar e Marina começam uma aventura completamente inesquecível e a desvendar vários mistérios.
Tal como os outros dois livros, o autor criou uma história cheia de mistério, tensão, crime, acção, num ambiente mais obscuro e com elementos algo sobrenaturais. Alternando o passado e o presente, Zafón interliga muitíssimo bem as duas histórias e que nos faz viver a história.
Adorei o livro. De tal maneira que o comecei a ler ontem à noite e não fui capaz de o largar. Fiquei de tal forma presa à história e às personagens que só posei o livro quando cheguei ao fim.

Classificação: 5 Estrelas

1 comentário:

  1. Também acabei hoje mesmo de ler esta obra e a minha sensação é semelhante à sua.

    Quando se começa, o difícil é parar...

    Pode ver em:
    http://conspiracaodasletras.blogspot.com/2011/02/marina-carlos-ruiz-zafon.html

    ResponderEliminar