quarta-feira, 27 de abril de 2011

Livros & Cigarros – George Orwell


Qual a relação entre livros e cigarros? Como trabalham os críticos literários? Nestes textos, ora curiosos ora graves, mas sempre cativantes, são-nos narradas, por exemplo, as experiências de Orwell como alfarrabista (Memórias de um Livreiro), vemos explicadas algumas das suas posições políticas (Um, Dois, Esquerda ou Direita - O Meu País) e testemunhamos episódios marcantes da infância do autor no colégio St. Cyprian’s (Ah, Ledos, Ledos Dias). Neste último texto, percebemos, enfim, a génese do seu espírito indómito, a sua determinação em resistir à tirania e em manter a dignidade, numa palavra, a certeza de que os fracos têm direito a rebelar-se contra a ordem estabelecida.
________________________________________________________

Depois de ter lido duas das mais conhecidas obras de George Orwell – A Quinta dos Animais e Mil Novecentos e Oitenta e Quatro – resolvi ler um dos seus livros de ensaios – Livros & Cigarros.

Este livro é a compilação de sete ensaios, quer sobre livros e profissões relacionadas como livros, quer ensaios mais políticos e pessoais.
Os sete ensaios que compõem o livro são:
- Livros & Cigarros
- Memórias de um Livreiro
- Confissões de um Crítico Literário
- A Prevenção da Literatura
- Um, Dois, Esquerda ou Direita - O Meu País e Assim Morrem os Pobres
- Ah, Ledos, Ledos Dias

Gostei bastante e estou fã da escrita de George Orwell , simples mas que nos agarra pela sua clareza de raciocínio.

Sem comentários:

Publicar um comentário