quinta-feira, 5 de maio de 2011

As Senhoras de Grace Adieu - Susanna Clarke


O mundo dos duendes e das fadas não está tão distante como imaginamos. Por vezes basta atravessar uma linha invisível para descobrir que podemos encontrar princesas petulantes, mochos horripilantes, senhoras que passam todo o seu tempo a bordar maléficos destinos ou deparar-nos com bosques sombrios e casas funestas que mudam de aparência constantemente.

Entre os heróis e heroínas que povoam estes contos de fadas podemos encontrar o duque de Wellington ou Maria Stuart, rainha da Escócia, assim como personagens que já habitavam o livro anterior - sem dúvida uma das obras mais brilhantes e originais dos últimos anos - como o próprio Jonathan Strange e o legendário Rei Corvo.

Misturando harmoniosamente a fina comédia social vitoriana com temas clássicos do imaginário britânico, e o rigor histórico com uma desconcertante e fértil imaginação, Susanna Clarke transporta o leitor a um mundo singular e inesperado, cuja atmosfera possui o sabor simultaneamente fascinante e temível dos sonhos.
____________________________________________________________________

Há imenso tempo que tenho na minha wishlist o livro "Jonathan Strange & o Sr. Norrell", mas não o tenho encontrado, assim quando vi "As Senhoras de Grace Adieu" da mesma autora, não hesitei e comprei-o.
O livro está dividido em 8 contos, todos com elementos mágicos e fantásticos. No entanto, o que à partida poderia parecer um livro à minha medida, foi-se tornando maçador.
Gostei dos 3 primeiros contos, mas depois disso não fui capaz de "entrar" em cada conto.
Uma pena, pois tinha grandes expectativas. Talvez não estivesse com espírito para o ler =(

3 comentários:

  1. Tenho este em casa, mas ainda não li. Mas não devias desistir de dar uma oportunidade ao Jonathan Strange & Mr Norrell, é um livro longo e extenso, mas adorei! :)

    ResponderEliminar
  2. Cat SaDiablo, mesmo depois de não ter ficado entusiasmada com a leitura d'"As Senhoras de Grace Adieu", continuo a ter o "Jonathan Strange & Sr Norrell" na minha wishlist ;)

    ResponderEliminar
  3. Comprei este livro esta semana!
    Tenho o Jonhathan Strange & Mr Norrel e já o comecei a ler - e estava a gostar bastante - mas na altura parei e nunca mais o retomei, embora tencione fazê-lo, já que estava a gostar bastante do estilo! E esta colecção de contos parece não fugir ao mesmo, portanto estou muito curiosa para pegar nele!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar