sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Agnes Grey: Anne Brontë

Agnes GreyAgnes Grey by Anne Brontë
My rating: 3 of 5 stars

Anne era a única das irmãs Brontë da qual eu ainda não tinha lido nada, sendo que este ano finalmente comprei Agnes Grey.
Agnes Grey é uma jovem de família humilde que decide tornar-se preceptora, assim vamos acompanhando a sua história, em jeito de diário, onde relata a sua experiência em casa de duas famílias.
Nota-se que Anne se baseou na sua própria experiência como preceptora, com as suas dificuldades em conseguir ser respeitada e em educar quando os pais não se impõem, bem como na vida solitária devido a não pertencer a nenhuma classe especifica - pois nem pertence à classe da família nem à dos criados.
No entanto existem dois factores que não me agradaram muito: Agnes é demasiado moralista (ainda mais do que Jane Eyre) e não há grande desenvolvimento no romance.

É um livro interessante mas não me prendeu tanto como os livros das suas irmãs - Jane Eyre e O Monte dos Vendavais.

View all my reviews

1 comentário:

  1. Pessoalmente gostei muito deste livro: é divertido e irónico, coisa que os livros das irmãs não são. Faz-me lembrar Austen...Aquela maneira de captar e caricaturar certos comportamentos sociais...Achei-o também bastante actual. A personagem é um bocado fraquinha por que nunca se revolta nem nada. De facto, nisso perde um pouco em relação á Jane que é bastante forte...

    ResponderEliminar