quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

North and South: Elizabeth Gaskell

North and SouthNorth and South by Elizabeth Gaskell
My rating: 5 of 5 stars

Primeiro que tudo quero falar das dificuldades que tive com o livro por causa do nível de inglês. Ainda não tenho tanta prática em ler em inglês e no início senti alguma dificuldade mas o facto de ter lido no kindle ajudou-me bastante pois consultei várias vezes o dicionário e com a evolução da leitura fui-me familiarizando com o nível inglês, nomeadamente com o inglês dos operários.

Passando agora aos pontos espectacularmente bons dos livros =)
O livro relata-nos as diferenças entre o solarengo sul e o fumarento norte.
Margaret Hale é um jovem, filha de um clérigo que devido aos seus problemas de consciência, decide abandonar o seu cargo e a cidade em que vive, em Helstone, no sul da Inglaterra, rumando assim a Milton, no norte, com a sua família.
Em Milton, somos confrontados com as diferenças marcantes de um país, com um sul, com muito sol e mais pacifico, entre um norte marcado pela industrialização e diferenças sociais.
Uma história que, através dos Hale, dos Thornton e dos Higgins, nos mostra os diversos pontos de vista da sociedade: burguesia, patrões e trabalhadores, sendo extremamente rica na caracterização da sociedade.
Toadas as personagens são muito bem construídas e reais, conseguindo sentir as suas angustias, medos e emoções, com um carácter forte e que nos proporcionando magníficos diálogos, principalmente entre Margaret e Mr. Thornton (que são as personagens principais). Mas tenho ainda que referir Mrs Thornton, mãe de Mr. Thornton, uma mulher dura e fria, mas que acima de tudo ama o seu filho.

Este livro, é mais do que uma história de amor. É uma caracterização da sociedade, da época, das suas classes e dos seus problemas sociais, com um excelente leque de personagens.
É uma pena que este magnífico clássico não esteja traduzido em Portugal pois é uma obra que merece ser lida e apreciada por todos. E é certamente um livro a reler!
Sem dúvida que foi uma excelente leitura para iniciar o ano!

Voltei também a rever a mini-série da BBC e que conto falar dela em breve aqui no blogue.



Vou considerar este livros nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
BookBingo Categoria Clássico
Ler em Inglês
12 Clássicos

6 comentários:

  1. Olá Tita,

    Não posso ficar indiferente depois de ler mais um comentário a elogiar o livro, a ver se o consigo arranjar, gostei do teu comentário ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      Sem dúvida que é um livro que merece ser elogiado e lido!
      Eu arranjei o meu ebook mesmo no goodreads pois é uma obra de domínio público ;)
      Boas leituras tb e bjs

      Eliminar
  2. E' um dos meus classicos favoritos. Ja li praticamente tudo o que a Gaskell escreveu e nada se compara. Vou gostar de ler as tuas impressoes sobre a serie da BBC!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alex,
      Foi a minha estreia com a autora e achei-o fantástico!!
      Também gostei da série e amanhã sai um post onde falo um bocadinho sobre ela.
      Obrigada pela visita e comentário =)

      Eliminar
  3. Também tenho medo do inglês. Tava a falar com a minha irmã (que já leu e releu este livro muitas vezes) e ela mencionou que havia o dialecto dos operários:/ Desmotivou-me um pouco porque eu não me dou muito bem com o dialecto! Vamos lá ver como corre:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente Catarina o dialecto dos operários foi onde senti mais dificuldades mas à medida que se vai lendo, consegue-se perceber melhor. Vais conseguir ultrapassar =)
      Beijinhos

      Eliminar