quinta-feira, 10 de abril de 2014

O Mercador Português: David Liss

O Mercador PortuguêsO Mercador Português by David Liss
My rating: 3 of 5 stars

Miguel Lourenço é um judeu português que fugiu para Amesterdão e encontra-se numa situação económica pouco favorável, estando a viver em casa do seu irmão. Na tentativa de recuperar a sua estabilidade financeira e a reputação, Miguel envolve-se no negócio de café com a viúva Geertruide e planeiam criar o monopólio do mercado de café.
Somos então envolvidos nas regras que os judeus do século XVII tinham que seguir, como ainda a vigilância por parte do Ma’amad, que tinha o poder de expulsar judeus da comunidade. Para complicar ainda mais a vida a Miguel, existe ainda Parido, um mercador abastado, também judeu, e que não tem Miguel em muito boa conta.
Apesar de não ter um ritmo muito elevado, David Liss conseguir criar uma história interessante, com voltas e reviravoltas, numa teia de intrigas e traições, bem entrelaçada com factos históricos. Nem sempre achei fácil acompanhar todas as intrigas e conspirações em torno do negócio mas chegamos ao fim com o sentimento de termos compreendido a história.
Foi uma leitura bastante agradável e recomendo a quem goste de ficção histórica.


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
TBR Pile Reading Challenge 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário