sábado, 14 de junho de 2014

Filipa de Lencastre: Isabel Stilwell

Filipa de LencastreFilipa de Lencastre by Isabel Stilwell
My rating: 3 of 5 stars

Não é segredo que gosto de romances históricos mas curiosamente não costumo ler muitos de autores portugueses e referentes à nossa história (algo que quero ir investindo, pois temos uma história muito rica). Há vários anos que tinha o livro na estante à espera de uma oportunidade, que finalmente apareceu.
D. Filipa de Lencastre (ou Philippa of Lancaster) foi uma das rainhas mais inspiradoras e importantes da história do nosso país. Descendente directa da família real inglesa, viajou para Portugal com 28 anos para casar com o Rei D. João I, o Mestre de Avis, sendo a mãe de 8 dos seus filhos, a chamada Ínclita Geração.
O livro está dividido em duas partes: a primeira conta-nos a vida de Philippa em Inglaterra, enquanto que a segunda refere-se ao período em que foi Rainha de Portugal.
Comparando um pouco este livro com os livros da Philippa Gregory, senti falta das intrigas existentes nesta altura, com todos aqueles jogos de poder e políticos, que caracterizam esta época. No entanto, a caracterização social da época foi competente, permitindo ao leitor perceber as diferenças entre as classes, como os seus costumes sociais.
Quanto à escrita, achei-a simples e sem floreados, mas algumas vezes pouco adequada à época em questão. Eu sei que mesmo quando leio os livros de Philippa Gregory, a linguagem não é a usada naquele período, mas de qualquer forma, Isabel Stilwell usou expressões que me pareceram deslocadas no tempo.
No geral foi uma leitura interessante, sobre com das Rainhas mais interessantes da nossa história, mas com alguns aspectos que poderiam ser melhorados, tais como um aprofundamento político e com diálogos mais adequados à época. De qualquer forma, o livro enaltece a vida de D. Filipa de Lencastre e da sua importância para o desenvolvimento de Portugal.
Um aspecto positivo que tenho que salientar, é no final do livro, temos um pequeno glossário das personagens, bem como alguns locais da vida de D. Filipa, que podemos visitar.


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
Ler em Português
TBR Pile Reading Challenge 2014
Queen's Challenge

Sem comentários:

Enviar um comentário