quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O Historiador: Elizabeth Kostova

O HistoriadorO Historiador by Elizabeth Kostova
My rating: 4 of 5 stars

Não tenho por hábito ler livros sobre vampiros, aliás julgo que este é o terceiro livro que leio (li O Drácula e Sonho Febril) sobre o tema e comprei-o por li várias opiniões positivas e sendo um livro da edição da Revista Sábado, não podia deixar escapar.
Não é um livro fácil de ler, principalmente para quem não gosta de livros grandes (e neste caso com letras relativamente pequenas) nem de histórias muito descritivas. Mas é um livro muito bem construído, com descrições que nos permitem visualizar as cenas à nossa frente, acompanhando as viagens dos nossos protagonistas na busca de mais informações sobre Vlad Tepes, também conhecido como Vlad o Empalador ou o Drácula.
Fui absorvida pela história, com descrições fantásticas dos locais visitados, como por exemplo Turquia, Roménia, Hungria e Bulgária, mas também na própria história de investigação sobre Drácula. Esta ameaça, sempre presente, e toda a sua história, faz-nos temer sempre pelo pior, e onde a autora nos consegue convencer da veracidade da história.
Esta história é-nos contada por dois narradores: a filha de Paul (que nunca sabemos o seu nome), e por Paul, através de carta para a sua filha, e que conta o que se passou há vários anos. E não pensem que se torna confuso, nada disso, a história está perfeitamente interligada, e de maneira a sentir-mos os vários momentos de tensão.
Gostei bastante do livro mas houve algo que me deixou um pouquinho desiludida - o final. Achei-o muito repentino, como se a autora de repente se tivesse lembrado "Já escrevi tantas páginas, ora vamos lá atar as pontas todas e terminar isto".


Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
TBR Pile Reading Challenge 2014
BookBingo Categoria Horror/Thriller

4 comentários:

  1. Adoro este livro!
    Acho que não tem a fama que devia. Mas tens razão o final é um pouco apressado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tens toda a razão em adorar o livro, Jojo. Só não lhe dei as 5 estrelas por causa do final.
      E sim, devia ser mais conhecido. Eu só o comprei porque a Célia já o tinha lido e tinha gostado.
      Bjs

      Eliminar
  2. Tenho este livro para ler na estante. Tenho de o ler:) Fiquei mais entusiasmada ao saber que gostaste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, o tamanho pode intimidar um pouquinho mas acredita que vale a pena, pois ao longo do livro temos uma história muito bem construída e por isso o final sabe a pouco. E tal como disse à Jojo, só não levou as 5 estrelas devido ao final. Mas vale a pena dar-lhe uma oportunidade.
      Beijinhos

      Eliminar