quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Uma Agulha no Palheiro: J.D. Salinger

Uma Agulha no PalheiroUma Agulha no Palheiro by J.D. Salinger
My rating: 2 of 5 stars

Há muito que queria ler este livro e quando o vi à venda, e mesmo nem estando em muito bom estado, não hesitei comprar.
É um livro pequeno, que nos é narrado na primeira pessoa por Holden, um adolescente, agora com 17 anos, em que nos relata 4 dias, após ter sido expulso da escola (já não é a primeira vez), e em que anda a "vadiar" por Nova Iorque.
Holden é um adolescente algo deprimido, que "não gosta de nada nem de ninguém", com bastantes desabafos, e no fundo tem um bom coração.
A escrita é simples e directa, quase como se fosse uma conversa directa connosco (apesar de a linguagem comum estar um pouco desajustada com a dos jovens actuais-
Não sei se foi por ter expectativas muito elevadas mas não me consegui relacionar nem com o Holden nem com a própria história. Não vou dizer que não gostei, mas a verdade é que também não me cativou, foi praticamente uma leitura indiferente.
É um clássico da literatura mas numa história e uma personagem que não agrada a toda a gente, mas se puderem, não deixem de lhe dar uma oportunidade, pelo menos para tirarem as vossas conclusões.




Vou considerar este livro nos seguintes desafios (além do Reading Challenge):
BookBingo Categoria YA
TBR Pile Reading Challenge 2014
12 Clássicos em 2014
Diversidade Literária 2014

2 comentários:

  1. É o à espera no centeio? Nunca tinha visto com esse título...Li-o há pouco tempo e adorei, talvez seja mesmo uma questão de amar ou odiar como acontece com outros livros. Coitado do holden, preso entre o já não ser criança e tb não ser adulto e a querer congelar o tempo...Achei muito comovente, especialmente quando fala com a irmã. A escrita foi revolucionária para época e tb um dos motivos porque ficou tão conhecido.

    Cumps!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Sara é esse mesmo! Foi editado cá em Portugal com dois títulos e por duas editoras (eu só depois é que soube que o "À espera do centeio" era o mesmo livro).
      Percebo o teu ponto de vista, tal como percebo que gostem do livro, mas para mim, foi totalmente indiferente, talvez por ter muitas expectativas.
      Bjs

      Eliminar