segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Contos Breves: Olinda P. Gil

Contos BrevesContos Breves by Olinda P. Gil
My rating: 4 of 5 stars

Como a minha leitura actual não me estava a cativar, resolvi pegar em "Contos Breves" de Olinda Gil e como já tinha lido 4 contos da autora, esperava contos que me agradassem. Tal como o nome indica, temos 29 contos curtos, que a Olinda escreveu na altura para o DN Jovem, em que uns foram publicados nessa altura, enquanto que outros foram terminados depois.
Apesar de curtos, são contos que nos deixam a reflectir sobre os temas e as mensagens que abordam, desde o amor à morte.
A escrita da Olinda Gil continua a agradar-me, principalmente nos contos mais introspectivos e diria com um "tom mais pessoal e intimista", em que se consegue sentir as dúvidas e angústias das personagens, e sempre fluída, directa e bem pontuada.
Gostei também das ilustrações de Cláudia Banza, que podemos encontrar em alguns contos.
Os meus preferidos: Multidão, Liberdade de escrita, A vela e Agora, para mim, afinal o tempo existe.
Será certamente um livro a reler, mas aos bocadinhos, lendo aleatoriamente um conto de cada vez, e reflectindo sobre o tema.

6 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar nesta autora, mas nunca li nada dela. Fiquei curiosa, apesar de não ser grande fã de livros de contos. Mas agora talvez lhe dê uma oportunidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura! Dá uma oportunidade à Olinda que vais ficar agradavelmente surpreendida =)
      Aproveito e deixo aqui o link para o blogue da Olinda http://www.olindapgil.com/p/publicacoes_22.html onde se encontra o link para poderes ler os contos que a autora disponibilizou em ebook e também o contacto para o caso de pretenderes adquirir o livro =)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Gostei muito Olinda! Sem dúvida um excelente trabalho.
      E se não te importares, em breve quero fazer um vídeo a divulgar este livro e também os outros contos que li =)
      Beijinhos

      Eliminar