quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Alma Rebelde: Carla M. Soares

Alma RebeldeAlma Rebelde by Carla M. Soares
My rating: 4 of 5 stars

Desde que este livro foi editado que me despertou a curiosidade mas fui adiando a sua compra, até agora. Convém ainda referir que tinha muitas expectativas e cheguei ao fim sem me sentir desiludida.

Este é um romance de época, em que acompanhamos Joana, uma jovem do século XIX e que não se sente nada confortável no seu papel de mulher, que tem que ser submissa e sem poder decidir ela própria o sem destino.
Sabemos que Joana está prestes a partir de casa dos pais para ir para casa do seu futuro marido, casamento esse que foi negociado pelos pais dos noivos. Joana parte então mas sem vontade e com ideias pré-concebidas em relação ao seu noivo, no entanto, Santiago não é o que Joana esperava.
Gostei bastante da escrita de Carla M. Soares, muito fluída e cativante, e para além disso, tudo muito bem escrito.
Quanto às personagens, gostei bastante da forma como foram caracterizadas e desenvolvidas, quer as que gostei mas como também aquelas que me provocaram vontade de as fulminar como D. Miguel e D. Armando. Gostei muito de Joana e do modo como tenta ser mais contida nas suas opiniões, pois acredito que não seria fácil aceitar que os outros escolham o nosso marido. E se gostei de Joana, tenho que dizer que adorei Santiago e que sem dúvida, era um homem fora do habitual.
A forma como Carla M. Soares foi introduzindo factos históricos também me agradou bastante pois consegui fazer-lo sem ser chato e bem interligada com a história de Joana e Santigo. Gostei também de ao longo do livro termos partes do diário de Joana e cartas de Joana e de outras personagens, que servem para ficarmos a conhecer melhor as personagens.

Apesar de ter gostado bastante houve alguns aspectos que me fizeram atribuir as 4 estrelas em vez das 5.
Para mim, enquanto leitora, gostava de ter tido um relato directo do casamento e da própria noite de núpcias (mente perversa, eu eheheh), em vez de uma pequena descrição após a ocorrência dos "factos".
Achei que o final merecia ser mais desenvolvido, com mais detalhes sobre o que aconteceu a Joana e Santiago. Como também a "angustia" que senti ao ir lendo as cartas de Ester e eu só pensava "mas afinal o que aconteceu?".

Foi portanto, uma leitura muito agradável e que ainda me deixou mais vontade de ler os restantes livros da Carla (algo que conto fazer em breve).


2 comentários: