sexta-feira, 24 de abril de 2015

Sombras e Fortalezas: Elizabeth Chadwick

Sombras e Fortalezas
Título: Sombras e Fortalezas
Autor: Elizabeth Chadwick
Editora: Chá das Cinco (Saída de Emergência) 
Classificação: 5 Estrelas

Este é o terceiro livro que leio da autora e até ao momento, o meu preferido.
Fulke Fitzwarin, conhecido como Brunin, é um rapaz tímido e que vai "sofrendo" às mãos dos seus irmãos mais novos, mas também pela forma como é tratado pela sua avó paterna. O seu pai decide então enviar-lo para casa de Joscelin De Dinan, como escudeiro, acabando por formar amizade com as filhas deste, nomeadamente de Hawise.
Este é um romance histórico, numa Inglaterra medieval e baseado em personagens reais. Acredito que o tamanho do livro possa afastar alguns leitores, mas a forma como a autora nos dá a conhecer a história e a vida dos personagens, faz como que queiramos ir avançando na leitura, sempre de forma interessada.As personagens e locais estão bem descritos e caracterizados, tornando-se tudo tão real os nossos olhos.
O enredo é bastante interessante e vai-se desenrolando ao longo de mais de 10 anos, permitindo-nos acompanhar a evolução das duas famílias - Fitzwarin e De Dinan - mas também como o romance vai surgindo de forma natural sem que nos pareça forçado.
O livro é bem mais do que uma simples história de amor pois a autora preocupa-se em fazer uma boa caracterização da época e política e explorando também o ponto de vista das mulheres.
Fiquei rendida quer ao enredo, quer às fortes personagens e cheguei ao fim da leitura com vontade de querer saber mais sobre Brunin e Hawise.


2 comentários:

  1. Olá,
    Nunca li nada da autora mas fiquei curiosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Se gostares de romances histórico, recomendo bastante =)
      Beijinhos

      Eliminar