quinta-feira, 14 de maio de 2015

A Guerra dos Tronos: George R.R. Martin

A Guerra dos Tronos (As Crónicas de Gelo e Fogo #1)
Título: A Guerra dos Tronos
Autor: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Classificação: 4 Estrelas

(Releitura em Maio 2015 / Lido 1ª vez verão 2008: 4 Estrelas)

Foi muito bom voltar a Westeros e recordar personagens e locais.
George Martin é um excelente escritor, que criou um mundo complexo e bastante interessante, conseguindo manter o leitor agarrado à história, sempre com ansioso por querer saber sempre mais.
No entanto, reconheço que não é fácil entrar neste mundo. Lembro-me que quando li este livro pela primeira vez, senti-me algo "perdida" com tantas personagens e locais onde a acção se desenrola. Sendo os mapas (que se encontram no início e fim do livro), bem como o apêndice das personagens e casas nobres, uma grande ajuda.
Lembro-me também de inicialmente ter julgado que Eddard Stark e Ned eram duas personagens diferentes e desta vez estive mais atenta às conversas cada vez que estes nomes eram referidos e, na minha opinião, não é tão explícito no início, e que pessoas mais distraídas (assim como eu =P ) possam ter esta dúvida.
Algo que também acho bastante interessantes é a forma como Martin nos conta a história, através dos POV's de diferentes personagens, levando-nos a conhecer melhor o carácter dessas personagens.
Foi ainda muito bom perceber que continuo a adorar o Jon Snow dos livros. Voltei também a simpatizar e a detestar determinadas personagens, e confesso que já não me recordava como Catelyn é desagradável para Jon, como Sansa é tontinha e fútil. (Não me vou alongar muito sobre as personagens pois ainda há muito por acontecer).
No entanto, neste primeiro volume as minhas personagens preferidas são: Ned, Jon Snow, Bran, Arya, Tyrion e Daenerys.

Este é um livro de apresentação de personagens, locais, ou não fosse este o primeiro volume da saga. Mas mesmo assim George Martin consegue manter o leitor interessado em várias linhas de acção e onde se começa a aperceber que vamos ter muitas intrigas, jogos políticos e de interesse.

10 comentários:

  1. Gosto imenso desta saga das Crónicas do Gelo e Fogo, li-o em inglês e tem muita qualidade mesmo. Estou extremamente curioso para o sexto livro, de certeza que vai ser fantástico :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel,
      Eu li a saga em português e agora aproveitei a maratona para os reler =) E sim, é uma saga muito boa mesmo!
      Vamos lá ver o que o Martin vai fazer neste sexto livro! A ansiedade é muita XD

      Eliminar
  2. Ois Tita,

    bem que gostava de voltar a Westeros tenho a certeza que a releitura acaba por ser agradável e vemos o livro de forma diferente, como tudo é preparado para acontecimentos futuros, por exemplo :)

    Bjs e continuação de boas viagens por Westeros :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,
      É tão bom voltar a Westeros! E é mesmo isso, estar um pouco mais atenta aos pormenores e como o Martin vai preparando tudo =)
      E ver como há personagens que no início ainda gosto delas... ou pelo contrário, que não se gosta ;)
      Bjs

      Eliminar
  3. Olá,
    Há determinados livros que gosto de reler ou de me esquecer da história e o por ler como se fosse a primeira vez. Esta seria uma das tuas escolhas?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia,
      Excelente pergunta... mas também um bocadinho difícil ;)
      Esta é uma saga que tencionava reler um dia, mas tinha pensado que seria mais perto do lançamento da conclusão da mesma.
      Quanto a séries que gostava de reler, queria muito voltar aos primeiros livros da Juliet Marillier (trilogia, a primeira, Sevenwaters; As crónicas de Bridei; e a Saga das ilhas brilhantes), e também as Brumas de Avalon da Marion Zimmer Bradley. As brumas, juntamente com Sevenwaters, são livros que reli tantas e tantas vezes, mas já há uns 10 anos que não pego neles e, confesso, tenho saudades!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá :)
    Este foi o único livro que li da saga até agora. Mas como já tinha visto a série antes já estava familiarizada às personagens e aos locais, o que fez com que não sentisse tanta dificuldade na leitura. Mas é realmente uma história complexa nestes termos. Mas muito boa !
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Espero que continues a querer ler a saga! Vale mesmo a pena =)
      Pois é, a série de tv ajuda nesse aspecto, porque realmente não é muito fácil de entrar em Westeros pela primeira vez. No entanto, a série de tv também "quebra" um pouco o impacto das surpresas ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tita,
    Não acredito que não vim aqui dizer que adorei este primeiro livro da saga.
    Beijocas e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      É um livro que causa logo impacto =)
      Beijinhos

      Eliminar