quinta-feira, 11 de junho de 2015

As Luzes de Setembro: Carlos Ruiz Zafón

As Luzes de Setembro
Título:As Luzes de Setembro
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Planeta Manuscrito
Classificação: 4,5 Estrelas

Finalmente comprei e li o último livro da Trilogia da Neblina e uma vez mais fiquei rendida à escrita do Zafón.
Apesar de ser uma trilogia, todos os livros podem ser lidos de forma independente, pois não temos uma linha de acção comum, mas sim um ambiente de terror e mistério comuns.
Após ficar viúva e ter alguns problemas de ordem financeira, Simone encontra um trabalho como governanta na mansão Cravenmoore, que pertence a Lazarus, partindo assim para a Baía Azul com os seus filhos, Irene e Dorian. Lá, Irene conhece Ismael um pescador  que gosta de estar sozinho, e acabam por viver uma aventura emocionante.
A escrita de Zafón continua a ser magnifica e envolvente, mesmo notando-se que ainda não está totalmente desenvolvida como em "A Sombra do Vento". Logo desde o início sentimos que a história está envolta num clima de medo e tensão, conjugado com alguns brinquedos mecânicos que nos causam arrepios na espinha. Além de todo o mistério presente no livro, é ainda uma história que aborda as consequências das nossas escolhas e decisões.
E sim, Zafón consegue criar uma história com um tom mais juvenil, em que o clima de medo nos leva algumas vezes a duvidar se os nossos protagonistas terão um final final, como ainda nos faz ficar assustados. Estava eu a ler, já quase na recta final, onde um clima de tensão e medo está no auge, quando ouço, em casa, algo de vidro a partir. O meu gato, que por norma costuma estar deitado ao meu colo quando estou a ler na cama, decidiu fazer das suas e partiu uma caixinha de vidro, da minha mãe, antiga e bastante bonita =( Mas conclusão, aquele barulho, naquela parte da leitura, fez-me ficar com o coração bem acelerado eheheh
Temos ainda uma surpresa neste livro, é referido, apesar de forma breve e sem grande desenvolvimento, Andreas Corelli, uma personagem que conhecemos n'O Jogo do Anjo. O que ainda me fez ansiar por querer saber mais sobre esta enigmática personagem.
Gostei bastante mas não me senti tão arrebatada como n'A Sombra do Vento. No entanto, é mais um bom livro de Zafón.

4 comentários:

  1. Olá Tita,
    Ainda só li o primeiro desta trilogia, mas deixas-te-me muito curiosa.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Eu adoro a escrita do Zafón e ainda gostei mais deste livro do que o outros da trilogia. O que me resta dizer "tens que ler" XD
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá,
    Ainda não li nada do autor mas quero ler.
    Fiquei curiosa sobre a trilogia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia
      Eu adoro o Zafón portanto acho que é uma boa aposta =)
      Beijinhos

      Eliminar