Título: Memórias de um Mestre Falsário
Autor: Graham Joyce
Editora: Editorial Bizâncio
Classificação: 3 Estrelas
O nosso protagonista é William Heaney, que para além do seu emprego, escreve poesia para um amigo, organiza edições falsas dos livros de Jane Austen, mas desenganem-se se pensam que William é má pessoa. Nada disso, o lucro que recebe das falsificações vai para um lar de sem-abrigos. Além disso, falta um pormenor importante e que faz a ligação entre os personagens, Heaney vê demónios.
A escrita de Graham Joyce é simples mas estruturada, com um narrador que nos envolve na história e que nos permite "sentir" como se a história fosse nossa, sempre com um humor algo sarcástico.
Gostei também do leque de personagens. Não são personagens típicas,temos personagens com a sua dose de loucura, excentricidade e problemas, mas temos também Antónia, que acaba por ser a pessoa mais positiva que William conhece.
Além das personagens, temos também os locais onde a acção se vai desenrolando, onde quero salientar os pubs ingleses que transmitem a sensação de obscuridade. Temos ainda os demónios que dão à história um ar mais sobrenatural, no entanto gostava que este aspecto tivesse sido um pouco mais explorado e explicado, pois cheguei ao fim e não fiquei totalmente esclarecida se seriam reais ou fruto da imaginação de William.
A acção foi decorrendo, ora na actualidade, ora voltando várias vezes ao passado, o que pode ser algo confuso para alguns leitores pois não vamos tendo nenhuma indicação especifica do espaço temporal.
Foi uma leitura mais leve do que esperava e até algo divertida. No entanto, esperava um pouco mais em relação aos demónios, devido a todo o mistério em torno do passado de William.
Ois Tita,
ResponderEliminarTenho este livro por ler, espero vir a gostar :)
bjs
Olá Fiacha,
EliminarAcho que vais achar uma leitura divertida =)
Bjs
Olá Tita,
ResponderEliminarEste não o cheguei a comprar. Mas parece ser giro. Espero vir a lê-lo.
Beijinhos
Olá Isa,
EliminarQuis trazer um livro de autores diferentes para ir variando a leitura =)
E sim, é uma história engraçada.
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarNão conhecia este livro, nem o escritor mas pela tua opinião parecer engraçado, uma leitura leve.
Beijinhos e boas leituras.
Olá Carla,
EliminarJá tinha visto o livro em alguns blogues e olha, aproveitei a promoção e foi uma leitura agradável =)
Beijinhos
Olá Tita!
ResponderEliminarTambém já li este livro. Foi um dos primeiros da parceria com a Bizâncio e gostei bastante. Leve, diferente e muito bom. Mas concordo com a questão dos demónios, podia ter sido mais bem explicado. Também te arrepiaste com as cenas do sótão? brrrr
Vou receber mais um livro do autor cá em casa, espero gostar tanto ou mais que deste :)
beijinhos!
Olá Sofia!
EliminarOh sim as cenas do sótão são mesmo as piores... e ler à noite não ajudou =P
Vou ficar à espera para ler a tua opinião desse livro =)
Beijinhos