Título: Em Parte Incerta
Autor: Gillian Flynn
Editora: Bertrand Editora
Classificação: 3 Estrelas
Já ainda antes de ter saído a adaptação cinematográfica que tinha vontade de ler este livro mas, sem saber bem porquê, fui adiando.
E agora, após ter lido, sinto-me um pouco desiludida. Não que a história seja má, mas porque tinha demasiadas expectativas e que senti que não foram superadas.
A história inicia-se com o quinto aniversário de casamento de Nick e Amy, e esta desaparece de forma bastante suspeita. A acção vai-se desenrolando, com capítulos alternados entre Nick e Amy, o que nos vai dando as perspectivas dos dois lados da história. Gostei desta opção da autora, no entanto senti, desde logo que "soava" a falso e forçado, daí suspeitar que aquilo que nos querem fazer acreditar, não é efectivamente realidade (ok, também o facto de a personagem ter sido muitas vezes nomeada na TAG No País das Maravilhas devido a uma determinada característica, também contribuiu para as minhas suspeitas). E esta sensação durou praticamente até meio do livro, e deve dizer que foi algo que quebrou o meu ritmo.
É certo que chegados à segunda parte, melhora, no entanto a revelação não teve o efeito "WOW" que deveria ter tido, isto porque era o que esperava que acontecesse. E gostei da forma como a personagem planeou as coisas, bem como foi-se safando, o que demonstra mesmo que não é, de todo, uma pessoa normal. E devo dizer que até me assustou, porque realmente as aparências iludem. Também não senti qualquer ligação ou simpatia com as personagens, o que também contribuiu com o meu distanciamento em relação ao livro.
Mas, o fim desiludiu-me bastante. Não é de todo o que eu achava adequado. Talvez seja o mais "normal", tendo em conta as personagens e até o planeamento, mas realmente esperava algo com mais impacto e com consequências.
Foi uma leitura interessante, principalmente a partir da segunda parte, principalmente pela parte psicológica, mas acho mesmo que as expectativas influenciaram negativamente a minha leitura.
Olá Tita,
ResponderEliminarGostei da tua opinião, tenho pena que não tenhas tido o factor surpresa, por causa das TAGs mas agora compreendes o porquê de a escolherem;)
O final é assombroso a meu ver, deixou-me a pensar muito mesmo.
Olha já viste o filme? Se não, vê é espetacular eu adorei.
Beijinhos e boas leituras.
Olá Carla,
EliminarPois é, compreendo perfeitamente a escolha da Amy. Mas realmente fez-me desconfiar logo desde o início e o suposto diário soou-me tão a falso.
Não esperava aquele final... até cheguei a pensar que ela o matava e alegava auto-defesa.
Ainda não vi o filme mas quero muito ver.
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarQue pena que te tenhas desiludido. Compreendo perfeitamente a tua reação às personagens ! Também senti o mesmo.
Eu gostei mais provavelmente porque fui totalmente surpreendida e também gostei do tipo de escrita. Mas também não gostei do final.
Beijinhos e noas leituras
Olá Isa,
EliminarAcho que tinha expectativas muito elevadas e pronto já suspeitava de algo,
Acho que este é daqueles livros que é melhor ler sem se saber nada da história.
Pois o final desiludiu-me ainda mais. Tal como comentei com a Carla, pensei que ela o matava... Enfim...
Beijinhos
Olá Tita
ResponderEliminarTenho pena que não tenhas gostado tanto. Realmente as expetativas podem influenciar bastante a leitura. E este é um livro que se deve ler sem saber praticamente nada da história.
O final também me desapontou um pouco.
Espero que as próximas leituras sejam melhores :)
Beijinhos
Olá Sara,
EliminarConcordo contigo, deve-se ler sem se saber nada.
Pois é, o final desiludiu-me. Tal como comentei com a Carla, pensei que ela o matava... Enfim..
Serão certamente =)
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarAndei com ideias de comprar o livro mas acabei por desistir. Parece ser demasiado sinistro para o meu gosto.
Beijinhos
Olá Tânia
EliminarTalvez quando quiseres sair fora da tua zona de conforto, seja uma boa aposta. No entanto, caso um dia o leias, não tentes procurar informação antes, pois é daqueles livros, que o melhor é ler sem se saber nada da história.
Beijinhos
Eu amei "Em Parte Incerta", principalmente porque não sabia de nada, nem suspeitava sequer. Nunca cheguei a ver o filme, nem me aprofundei muito para saber sobre o que retratava. A revelação é um pouco óbvia, contudo, a forma como aquilo tudo foi elaborado é genial. Foi isso que me fez gostar bastante da obra! :D
ResponderEliminarPS: Espero que não tenha sido eu a dar a dica na TAG :x
Acho que é daqueles livros que se deve ler sem se saber mesmo nada da história nem das personagens, para termos todo o impacto =)
EliminarEu quero ver o filme pois tenho ouvido que até está fiel ao livro.
E não te preocupes, não foste o único a escolher a Amy para essa categoria e além disso, antes do filme estrear, já tinha ouvido que aquilo não era bem o que pensávamos (apesar de não me lembrar bem o quê, nem quem contou).
Bjs