quinta-feira, 23 de julho de 2015
Mulherzinhas & Boas Esposas: Louisa May Alcott
Esta será uma opinião (ou mini-opinião) conjunta dos dois livros pois, apesar de originalmente "Boas Esposas" ter sido publicado em separado, posteriormente passou a integrar "Mulherzinhas".
Estas leituras foram, para mim, um regresso à infância, pois deveria ter uns 9/10 anos quando os li pela primeira vez.
É um clássico, um pouco mais virado para o público infanto-juvenil, que acompanha o crescimento das quatro irmãs Meg, Jo, Beth e Amy, todas com personalidades diferentes e com características que nos fazer gostar mais ou menos de cada uma delas. A minha preferida? Jo =D
Não esquecendo que Mulherzinhas foi escrito em 1868 e Boas Esposas no ano seguinte, e como tal a forma o papel das mulheres na sociedade é bem diferente da dos dias de hoje, bem como algumas das lições de moral presentes nos livros, não fazem, actualmente, tanto sentido. A escrita (poderá ter sido da tradução/adaptação) é bastante simples e com um tom mais "inocente".
No entanto, gostei bastante de voltar a reencontrar as irmãs March, bem como Laurie.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá Tita
ResponderEliminarAinda não li As Mulherzinhas mas quero muito ler.
É sempre bom recordar algo que gostámos na infância.
Beijinhos
Olá Sara,
EliminarÉ mesmo =)
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarNão li nenhum destes livros mas ainda vou ler Mulherzinhas, um dia.
Beijinhos
Olá Tânia,
EliminarMulherzinhas é mesmo um clássico e espero que gostes =) E quem sabe se a versão que leres, não é a compilação dos dois livros ;)
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarNunca li estes livros mas queria muito ler, sempre tive a curiosidade de ler as Mulherzinhas. Agora com a tua opinião fiquei ainda com mais vontade.
Certamente existe na biblioteca e talvez leia na época do Natal.
Beijinhos e boas leituras.
Olá Carla
EliminarAcho que fazes bem em ler e na época de Natal parece-me ser uma boa época para o ler =)
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarAdoro estes livros! Também tenho As Mulherzinhas,, numa edição linda ilustrada mas nunca li. Agora fiquei com ainda mais vontade de o ler.
Beijinhos
Olá Isa!
EliminarEstes livros são da minha mãe, mas a edição das Mulherzinhas, apesar de ser antiga não é a edição original da minha mãe (a que ela tinha, e a que li, era da mesma editora das Boas Esposas, mas que emprestou e nunca mais lhe devolveram =( e passado uns anos encontrei esta e comprei).
Tens uma edição ilustrada e linda... oh pah, tens que ler e tirar fotos para nos mostrares =)
Espero que leias em breve e gostes =)
Beijinhos
Olá! Eu tenho uma edição meio que infantil desses dois livros, em que a história está mais curta. Quando era pequena fartei-me de os ler, embora lesse mais vezes a Jane Eyre da mesma colecção. Claro que agora já tenho a edição normal deste último e que gosto ainda mais :)
ResponderEliminarOlá Sara
EliminarBem-vinda de volta =)
São clássicos bem bonitos! Ohh, Jane Eyre é um dos meus clássicos preferidos!!
Beijinhos