terça-feira, 29 de setembro de 2015
O Rapaz do Pijama às Riscas: John Boyne
Título: O Rapaz do Pijama às Riscas
Autor: John Boyne
Editora: Edições ASA
Classificação: 2 Estrelas
(Lido em ebook na edição brasileira - O Menino do Pijama Listrado)
Há muito que tinha vontade de ler este livro, quer por abordar o Holocausto, como por achar que se poderia equiparar "A Menina que Roubava Livros" ou "A Bibliotecária de Auschwitz", no entanto devo dizer que fiquei desiludida.
Temos a história contada através de Bruno, um menino de 9 anos, sendo portanto um relato simples. E foi esse ponto que me desiludiu. Quer a escrita, quer a história são simples demais. Achei Bruno demasiado inocente, sem perceber quem eram os judeus, nem o porquê de usarem o "pijama às riscas". Como também me pareceu demasiado irrealista as idas de Bruno e Shmuel à vedação, durante tanto tempo sem ninguém os ver.
O final, apesar de ser triste, também foi algo que já estava à espera.
Não me levem a mal, mas achei que tanta inocência se aproximava mais da burrice do que outra coisa. E toda a história em torno de Bruno e Shmuel pareceu-me demasiado forçada e superficial.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá Tita,
ResponderEliminarEu adorei este livro, tão enternecedor tão simples que só poderia ser a amizade entre duas crianças.
Tenho pena que não tenhas gostado.
Beijinhos e boas leituras.
Olá Carla,
EliminarAcho que estava com muitas expectativas e senti que o autor estava a "forçar" o tom de ingenuidade.
Beijinhos
Nunca li, só vi o filme e não entrando na minha lista de filmes preferidos, conseguiu tocar pela interpretação dos atores. Também achei o final previsível. :)
ResponderEliminarOlá Nuno,
EliminarEu nem o filme vi mas se a interpretação foi boa, talvez lhe dê uma oportunidade. Estava-se mesmo a ver que ia terminar assim =)
Bjs
Olá Tita
ResponderEliminarNunca li o livro mas vi o filme há uns anos e adorei.
Tenho pena que não tenhas gostado.
Beijinhos e boas leituras
Olá Sara,
EliminarAcho que estava à espera de um livro mais aproximado de "A Menina que Roubava Livros" e "A Bibliotecária de Auschwitz, mas neste caso pareceu-me tudo um bocado forçado. Enfim, acontece =)
Beijinhos
Concordo contigo, Tita, aquilo não é inocência, é mesmo burrice. :) Como é que se vive ao lado de um campo de concentração e não se tem uma pálida ideia do que é aquilo? Com 9 anos?
ResponderEliminarConfesso que este foi um livro que detestei, em especial pela razão que tu também apontas, é tudo muiiiiiito forçado. A amizade é forçada, os acontecimentos do final são forçados e completemente previsíveis.
Dei-lhe uma estrelinha e já achei que estava a ser generosa. ;)
Boas leituras!
Sandra
Olá Sandra!
EliminarTambém acho mesmo que é burrice mesmo e ainda por cima com o aquele pai?
Acho que o autor quis tentar algo "tocante" mas saiu tudo forçado e previsível.
Eheheh, eu só não lhe dei uma estrela porque, apesar de tudo, não me custou a ler (se calhar por ser um livro pequeno) mas percebo bem a tua classificação =)
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarNão li o livro mas tento sempre evitar os livros que falam sobre o Holocausto ou guerras. Provavelmente nunca o vou ler e agora ainda perdi mais a vontade.
Beijinhos
Olá Tânia,
EliminarPor acaso gosto de ler livros sobre o Holocausto mas percebo que nem todos gostem.
E realmente este livro não é grande coisa. Se algum dia quiseres ler algum sobre o Holocausto recomendo "A Menina que Roubava Livros", "A Bibliotecária de Auschwitz ou a graphic novel MAUS.
Beijinhos