Título: Se Isto é Uma Mulher
Autor: Sarah Helm
Editora: Editorial Presença
Classificação: 5 Estrelas
(Lido em E-book)
Este é um livro pesado, não só pelo seu tamanho (que na minha edição de ebook tinha 1173 páginas), mas sim pela crueza do relato.
Quando inicio a leitura de livros sobre o Holocausto vou sempre mentalizada para encontrar o pior, mas o livro de Sarah Helm desarmou-me completamente. É um relato muito bem estruturado, de várias sobreviventes e não só, sobre o campo de Ravensbrück, um campo de concentração só para mulheres e que impressiona pela crueldade das atrocidades que foram cometidas pelos nazis, não só contra judeus mas também prisioneiros políticos, testemunhas de Jeová, ciganos e associais. Mas também em hospitais, foram mortos deficientes físicos e mentais. Todas pessoas, as foram forçadas nos campos, como as mortes nos hospitais, eram designadas por "bocas inúteis".
Foi um livro que me impressionou bastante com as descrições de tantos horrores e que me deixou muitas vezes incomodada com tanta crueldade.
E não foi só nos campos de concentrações que mulheres (e homens) sofreram, mas também eram recrutados para trabalho escravo em fábricas alemãs, como foi o caso da Siemens.
É muito triste constatar que entidades externas pouco ou nada fizeram para pôr fim aos campos de concentração, e só apenas em Março/Abril de 1945, é que a Cruz Vermelha Sueca conseguiu salvar algumas mulheres do campo de Ravensbrück.
Como se não bastasse, a libertação do campo não pôs fim a todos os sofrimentos, pois muitas mulheres foram violadas pelo Exercito Vermelho.
Por ser tão duro e cru, senti necessidade de ir intercalando a sua leitura com outros livros com temáticas mais leves.
É um excelente livro mas que recomendo com algumas reservas pois leitores mais sensíveis e impressionáveis poderão sentir mais dificuldades.
Olá, Tita,
ResponderEliminarGosto que se continuem a editar estes livros para que não se esqueçam as coisas horríveis que somos capazes de fazer. Não sabia da "simpatia" que o Exército vermelho teve para com as mulheres :C Enfim...
beijinhos e boas leituras!
Olá Su,
EliminarPartilho a tua opinião. É mesmo muito importante não esquecer todas as atrocidades que foram cometidas, para que não se repita.
Também não fazia ideia. Pensas que vai ficar tudo bem e depois lês aquilo, e foi mais um murro no estômago :/
Beijinhos
:C outch!
Eliminarbeijinho
Olá Tita,
ResponderEliminarEsse livro já está na minha lista pela tua opinião.
Mas não para já...este mês tem sido muito duro, mas gratificante. Mas são leituras duras e que temos que estar mentalizadas para tal.
Que bom que gostaste :)
Beijinhos e boas leituras
Olá Isa,
EliminarAcredtido que esteja a ser um mês muito duro pois tens lido bastante sobre o tema. Mas também acho importante que não esqueçamos todas as atrocidades que foram cometidas.
Que bom que ficaste interessada =)
Beijinhos
Ois,
ResponderEliminarUm livro como gosto que nos deixa chocados e acho muito bem que se divulgue o que de mau já se fez, isto para que não se repita :)
Bjs e boas leituras
Olá Fiacha,
EliminarExactamente =)
Beijinhos
Quero muito muito ler!!!
ResponderEliminarOlá Femme Trivial,
EliminarAcho que fazes bem, é uma leitura dura mas muito importante!
Beijinhos
Olá Tita
ResponderEliminarNão conhecia este livro, e também acho que nunca ouvi falar nestes sítios/aspetos mais específicos do holocausto.
Fiquei com imensa vontade de ler.
Beijinhos
Olá Sara,
EliminarAcho que o livro foi lançado em Portugal no final do ano passado e fiquei logo interessada. Mas também nunca tinha ouvido falar neste campo de concentração.
É um livro excelente!!
Beijinhos
Olá Tita,
ResponderEliminarNão conhecia o livro, mas se relata muita crueza dos factos da 2.º guerra mundial, não o vou ler para já.
Beijinhos e boas leituras.
Olá Carla,
EliminarSim, é uma leitura muito dura e sabendo que este tipo de livros que impressionam bastante, acho que não o deves ler para já. Mas se algum dia o leres, vai intercalando com livros mais leves.
Beijinhos