segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Se Isto é Uma Mulher: Sarah Helm

Se Isto é Uma Mulher (Ebook)
Título: Se Isto é Uma Mulher
Autor: Sarah Helm
Editora: Editorial Presença
Classificação: 5 Estrelas
(Lido em E-book)

Este é um livro pesado, não só pelo seu tamanho (que na minha edição de ebook tinha 1173 páginas), mas sim pela crueza do relato.
Quando inicio a leitura de livros sobre o Holocausto vou sempre mentalizada para encontrar o pior, mas o livro de Sarah Helm desarmou-me completamente. É um relato muito bem estruturado, de várias sobreviventes e não só, sobre o campo de Ravensbrück, um campo de concentração só para mulheres e que impressiona pela crueldade das atrocidades que foram cometidas pelos nazis, não só contra judeus mas também prisioneiros políticos, testemunhas de Jeová, ciganos e associais. Mas também em hospitais, foram mortos deficientes físicos e mentais. Todas pessoas, as foram forçadas nos campos, como as mortes nos hospitais, eram designadas por "bocas inúteis".
Foi um livro que me impressionou bastante com as descrições de tantos horrores e que me deixou muitas vezes incomodada com tanta crueldade.
E não foi só nos campos de concentrações que mulheres (e homens) sofreram, mas também eram recrutados para trabalho escravo em fábricas alemãs, como foi o caso da Siemens.
É muito triste constatar que entidades externas pouco ou nada fizeram para pôr fim aos campos de concentração, e só apenas em Março/Abril de 1945, é que a Cruz Vermelha Sueca conseguiu salvar algumas mulheres do campo de Ravensbrück.
Como se não bastasse, a libertação do campo não pôs fim a todos os sofrimentos, pois muitas mulheres foram violadas pelo Exercito Vermelho.
Por ser tão duro e cru, senti necessidade de ir intercalando a sua leitura com outros livros com temáticas mais leves.

É um excelente livro mas que recomendo com algumas reservas pois leitores mais sensíveis e impressionáveis poderão sentir mais dificuldades.

13 comentários:

  1. Olá, Tita,
    Gosto que se continuem a editar estes livros para que não se esqueçam as coisas horríveis que somos capazes de fazer. Não sabia da "simpatia" que o Exército vermelho teve para com as mulheres :C Enfim...
    beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,
      Partilho a tua opinião. É mesmo muito importante não esquecer todas as atrocidades que foram cometidas, para que não se repita.
      Também não fazia ideia. Pensas que vai ficar tudo bem e depois lês aquilo, e foi mais um murro no estômago :/
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tita,
    Esse livro já está na minha lista pela tua opinião.
    Mas não para já...este mês tem sido muito duro, mas gratificante. Mas são leituras duras e que temos que estar mentalizadas para tal.
    Que bom que gostaste :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,
      Acredtido que esteja a ser um mês muito duro pois tens lido bastante sobre o tema. Mas também acho importante que não esqueçamos todas as atrocidades que foram cometidas.
      Que bom que ficaste interessada =)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ois,

    Um livro como gosto que nos deixa chocados e acho muito bem que se divulgue o que de mau já se fez, isto para que não se repita :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Olá Femme Trivial,
      Acho que fazes bem, é uma leitura dura mas muito importante!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá Tita
    Não conhecia este livro, e também acho que nunca ouvi falar nestes sítios/aspetos mais específicos do holocausto.
    Fiquei com imensa vontade de ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Acho que o livro foi lançado em Portugal no final do ano passado e fiquei logo interessada. Mas também nunca tinha ouvido falar neste campo de concentração.
      É um livro excelente!!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Tita,
    Não conhecia o livro, mas se relata muita crueza dos factos da 2.º guerra mundial, não o vou ler para já.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Sim, é uma leitura muito dura e sabendo que este tipo de livros que impressionam bastante, acho que não o deves ler para já. Mas se algum dia o leres, vai intercalando com livros mais leves.
      Beijinhos

      Eliminar