quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Por Perto: Martina Cole


Por Perto
Título: Por Perto
Autor: Martina Cole
Editora: Civilização Editora
Classificação: 1 Estrelas

Ficha do livro no Goodreads

Apesar de não saber bem o que esperar do livro pois não conhecia sequer a autora, não sei bem porquê mas associava o livro a um policial ou pelo menos uma história misteriosa.
Esta é uma história de mafiosos ingleses, cujo cabecilha é Patrick Brodie, casado com Lil e pai de 5 filhos, que acaba sendo assassinado à frente da sua família.
Poderia ter sido uma história interessante mas achei que a autora que quis "colar" um pouco ao mundo da máfia italiana, e o livro gira em torno do conceito de família e vingança. Com muitas descrições, quer da vida familiar, quer da máfia, e não só da família Brodie, mas também com muitas cenas de outros mafiosos que, muitas vezes, achei que era só para "encher". Outras, como as de assassinatos, são algo violentas e poderão causar algum desconforto ao leitor.
Esta tentativa do mundo máfia, passa também por uma linguagem mais reles, com muitos palavrões e linguagem de "rua".
Confesso que estive para abandonar o livro a meio, pois achei que a história se arrastava sem grandes desenvolvimentos. Mas estava sempre à espera de alguma revelação que tivesse impacto, ou até alguma espécie de redenção de algumas das personagens.
Não consegui gostar de nenhuma das personagens e só tive alguma pena das gémeas e da outra irmã mais nova (não me lembro do nome). E nem sequer Lil, como mãe, me cativou, pois achei-a uma mulher fria e oportunista.
Um livro demasiado longo, principalmente a primeira parte, até ao assassinato de Patrick Brodie, cheio de cenas que nos parecem iguais.
Não gostei.

2 comentários:

  1. Olá Tita
    Que pena não teres gostado! Nem todos os livros podem ser do nosso agrado!
    Como é óbvio não fiquei com vontade de ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Pois é, faz parte.
      Eheheh assim é menos uma "tentação" ;)
      Beijinhos

      Eliminar